Um caso de terapia individual a luz da abordagem sistêmica

Autores

  • Girlene Dias Almeida Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros - MG.
  • Karla Gabrielle Rodrigues de Souza Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros - MG.
  • Millena Oliveira Queiróz Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros - MG.
  • Rosimeire Aparecida de Sá Centro Universitário FUNORTE, Montes Claros - MG.

Palavras-chave:

Estágio, Psicologia Clínica, Psicoterapia

Resumo

Objetivo: desenvolver atividades práticas profissionalizantes, elaborando exercícios que possibilitem o progresso e melhoria do cliente, sendo supervisionadas no campo da psicologia, segundo a perspectiva da teoria sistêmica. Materiais e Métodos: foram utilizados a escuta terapêutica, ficha de evolução de atendimento e de avaliação psicológicas, contrato terapêutico, técnicas de referência sistêmica estudadas em supervisão semanal. Os atendimentos ocorreram semanalmente em uma clínica-escola de Psicologia, com a duração de 50 minutos. Resultados: Observam-se, por meio da prática, questões de luto, autoestima, codependência, relações familiares, limites, questões ligadas à história da cliente e que foram relacionadas à teoria estudada. Foi possível também perceber um avanço significativo da cliente nas demandas levantadas. Conclusão: a experiência vivida na clínica-escola proporciona um preparo e permite o desenvolvimento tanto do cliente, como da própria acadêmica. Toda essa prática permitiu um conhecimento único e pessoal, possibilitando desenvolver a empatia com o cliente, a escuta e intervenções às quais conduzem essa prática.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Dias Almeida, G. ., Souza, K. G. R. de, Oliveira Queiróz, M., & de Sá, R. A. . (2023). Um caso de terapia individual a luz da abordagem sistêmica. Humanidades (Montes Claros), 12(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/332