A aplicabilidade do princípio do contraditório na execução como garantia inerente ao processo democrático

Autores

Palavras-chave:

Execução, Contraditório, Estado Democrático de Direito

Resumo

Objetivo: analisar a extensão do princípio do contraditório no processo dentro do Estado Democrático de Direito como pressuposto da plena discursividade entre os sujeitos que dele participam, bem como afastar uma visão distorcida que pode existir quanto à possibilidade de sua concretização nessa seara. Métodos: a estruturação do texto baseou-se no método descritivo, a partir de pesquisas documentais embasadas em doutrinas e legislações atinentes à temática proposta. Resultados: o princípio do contraditório deve ser aplicado de forma plena também na execução, o que deve se dar considerando a principal finalidade dos procedimentos executivos, que é a satisfação de um direito já previamente acertado em um título executivo. Dentro desses parâmetros, todos os atos decisórios na execução devem ser precedidos do debate entre os sujeitos processuais, inclusive para se evitar que o patrimônio do executado seja atingido de forma arbitrária. Conclusões: a aplicação do contraditório na execução traz o equilíbrio necessário aos atos executivos, de modo a se garantir não apenas a satisfação do credor, mas também que tal pretensão se dê da forma menos onerosa possível ao devedor, dentro dos padrões legais em vigor. 

 

Referências

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Direito Constitucional. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002.

SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais.13. ed. rev., atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do advogado, 2018.

LEAL, Rosemiro Pereira. Teoria Geral do Processo.14. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Forense, 2018.

DIAS, Ronaldo Brêtas de Carvalho. Responsabilidade do Estado pela função jurisdicional. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.

DIAS, Ronaldo Brêtas de Carvalho. Processo Constitucionale Estado Democrático de Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.

ASSIS, Araken de. Manual da Execução.18. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. 9. ed. rev. e atual. Salvador: Juspodivum, 2017.

SOARES, Carlos Henrique; DIAS, Ronaldo Brêtas de Carvalho. Manual Elementar de Processo Civil. Belo Horizonte: Del Rey, 2011.

MINAS GERAIS. Tribunal de Justiça. Agravo de Instrumento-Cv 1.0000.20.504803-6/001. Relator(a): Des.(a) Corrêa Junior. DJ 12/02/2021. Disponível em: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/. Acesso em: 01 ago. 2021.

BONFIM JÚNIOR, Carlos Henrique de Morais et al.O contraditório e o processo de execução. Revista eletrônica Virtuajus, v.8, n.1, p. 01-20, jul. 2009. Disponível em: http://www.fmd.pucminas.br/. Acesso em: 22 jul. 2021.

NUNES, Dierle; BAHIA, Alexandre; PEDRON, Flávio Quinaud. Teoria Geral do Processo. Salvador: Juspodivum, 2020.

RODRIGUES, Marcelo Abelha. O devido processo legal e a execução civil. In: SANTOS, Ernani Fidélis dos. et al(coords). Execução Civil. Estudos em homenagem ao Professor Humberto Theodoro Júnior. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. p. 112-115.

GRECO, Leonardo. A execução e a efetividade do processo. Revista de Processo,v. 94, p. 34-66, abr./jun. 1999.85

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Mól, A. L. R. ., Borges, R. E. L. ., & Pereira, W. M. . (2022). A aplicabilidade do princípio do contraditório na execução como garantia inerente ao processo democrático. Humanidades (Montes Claros), 10(1), 77–85. Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/35

Edição

Seção

Artigo original