Terapia analítico-comportamental e suas contribuições no contexto clínico

Autores

  • Daiara Mariane Dias Chaves Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Vitória Lopes Santos Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Maíra Prates e Silva Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.

Palavras-chave:

Psicologia, Estágio Clínico, Psicoterapia

Resumo

Objetivo: descrever sobre a prática clínica, relacionando e apresentando vivências de atendimentos semanais, em uma clínica escola, a partir do referencial teórico Analítico-Comportamental. Materiais e Métodos: trata-se de uma prática clínica, que teve como base o referencial teórico Análise do Comportamento, bem como supervisões e discussão de casos, com vistas a ampliar o aprendizado. Um relato de experiência, de abordagem qualitativa. A estruturação do texto baseou-se no método descritivo, caráter exploratório de corte transversal. Para a realização e desenvolvimento dos atendimentos, foram utilizados instrumentos, como a escuta terapêutica, anamnese, observação dos comportamentos, registros de pensamentos, a análise funcional e a devolutiva. Resultados: a partir do processo terapêutico, foi possível proporcionar uma amenização ao sofrimento da cliente. Com a experiência vivenciada no decorrer do Estágio Curricular Supervisionado Específico III - Clínica III, o conhecimento prático sobre a teoria da análise do comportamento se intensificou. Conclusão: com a experiência do estágio, foi possível associar os conteúdos estudados na teoria com a prática, proporcionando acolhimento e intervenção às demandas de sofrimento e, assim, vivenciando as formas de atuação e possibilidades de trabalho no âmbito da clínica psicológica.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Mariane Dias Chaves, D., Lopes Santos, V. ., & Prates e Silva, M. . (2023). Terapia analítico-comportamental e suas contribuições no contexto clínico . Humanidades (Montes Claros), 12(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/369