A prática psicanalítica em uma clínica escola: um relato de experiência

Autores

  • Camila Vanelle Ramos de Araújo Veloso Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Maircon Rasley Gonçalves Araújo Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.

Palavras-chave:

Psicanálise, Clínica Escola, Psicoterapia

Resumo

Objetivo: relacionar desafios e possibilidades da prática Psicanalítica em uma clínica escola e a experiência adquirida dessa vivência. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência a partir da realização do estágio Clínico III, no período de março a junho de 2022. Os atendimentos, baseados na teoria psicanalítica, foram realizados presencialmente em uma Clínica Escola, semanalmente, com duração de 50 minutos cada um deles, com supervisões, também semanais, com duração de duas horas. Cada atendimento foi devidamente registrado e evoluído em prontuário para o acompanhamento e a avaliação do supervisor. Resultados: durante o período referido, foram feitos atendimentos de três clientes, adultos, com demandas distintas, todos os casos, acompanhados pelo supervisor que à luz da teoria Psicanalítica, orientou desde a escuta flutuante, intervenções sobre as demandas apresentadas, até as retificações subjetivas apresentadas a cada um dos clientes. Foi possível também o conhecimento acerca do estabelecimento e manejo da transferência, identificação de resistências e escuta especializada de elementos do inconsciente. Conclusão: a prática Psicanalítica mostrou-se pontual e eficiente para o atendimento na clínica escola, possibilitando bons resultados para os clientes atendidos, além de trazer aprendizado e desenvolvimento de habilidades para os acadêmicos que conduzem os atendimentos.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Ramos de Araújo Veloso, C. V. ., & Gonçalves Araújo, M. R. (2023). A prática psicanalítica em uma clínica escola: um relato de experiência. Humanidades (Montes Claros), 12(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/385