Relato de experiência sobre a atuação do estagiário de psicologia

Autores

  • Tamires Pereira Aquino Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Maircon Rasley Gonçalves Araújo Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.

Palavras-chave:

Psicologia, Psicanalítica, Técnicas

Resumo

Objetivo: relatar as experiências vivenciadas em uma clínica escola por uma estagiária do curso de graduação em Psicologia. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de uma prática clínica em Psicologia que teve início em 14 de março de 2022 e finalizou em junho do mesmo ano. Ocorrendo um atendimento por semana com duração de 50 minutos; realizado em uma clínica escola de psicologia, em determinados horários, com presença de um supervisor plantonista. Para os atendimentos, foram utilizadas técnicas e materiais lúdicos; literatura psicanalítica e estudos de casos em supervisões semanais. Resultados: todo processo foi dinâmico e gradativo gerando aprendizagem. As experiências na clínica escola proporcionaram espaço de aplicação e consolidação teórica com à prática. Foi possível perceber, por exemplo, que o lúdico é uma rica fonte das atividades intelectuais da criança. Ao utilizar um ambiente lúdico, a criança projeta o trauma vivenciado durante a sessão e possibilita identificar se há déficit cognitivo ou no desenvolvimento. A realização do estágio oportunizou perceber que todo processo é um percurso de insegurança, frustração e questionamentos sobre si próprio e sua vocação para a profissão e, durante os atendimentos, essas questões como as angústias da atuação são colocadas em xeque. Conclusão: a formação de um psicólogo ocorre através das experiências que o estágio proporciona, sejam boas ou ruins, de acertos ou erros.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Pereira Aquino, T. ., & Gonçalves Araújo, M. R. (2023). Relato de experiência sobre a atuação do estagiário de psicologia. Humanidades (Montes Claros), 12(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/389