A utilização de instrumentos projetivos para observação do desenvolvimento da criança

Autores

Palavras-chave:

Anamnese, Desenvolvimento Infantil, Observação, Psicologia, Técnicas Projetivas

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de aprendizagem adquirida na aplicação de instrumentos e técnicas projetivos para a avaliação do desenvolvimento infantil. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência formulado pelos acadêmicos de Psicologia no Estágio Supervisionado Básico I. As práticas foram realizadas em uma Instituição de Ensino Infantil da cidade de Montes Claros-MG, no primeiro semestre do ano de 2022. Os acadêmicos foram organizados em duplas, com um encontro semanal de cinco horas. As técnicas utilizadas na prática consistiram na observação do comportamento em sala de aula e espaços de convivência, entrevista anamnese com pais, jogos terapêuticos, provas piagetianas e aplicação dos instrumentos projetivos que, por suas especificidades possibilitaram aprofundar a análise e compreensão das informações fornecidas por eles e observadas pelos acadêmicos. Resultados: a experiência vivenciada a partir da aplicação de instrumentos projetivos permitiu melhor domínio sobre os testes, contribuindo para a formação acadêmica e profissional. Forneceu aos acadêmicos a aprendizagem na preparação e execução do processo no que diz respeito à leitura do manual do teste, a verificação das condições ambientais e psicológicas, a aplicação do rapport, o levantamento dos dados pertinentes à correção e interpretação. Buscou-se integrar os dados obtidos nos testes projetivos com as informações da história de vida da criança oriundas da entrevista anamnese com os pais/responsáveis, que possibilitou a compreensão mais ampla de seu desenvolvimento. Conclusão: durante a experiência foi possível associar os conhecimentos estudados nas teorias sobre o desenvolvimento humano infantil com sua aplicação prática. Ademais, as referidas técnicas projetivas utilizadas constituíram-se como instrumentos complementares úteis na avaliação do desenvolvimento da criança.   

Biografia do Autor

Cleisiane Barbosa Gonçalves, Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.

Acadêmica do curso de Psicologia

Marcos Caetano Madureira Gaia da Silva, Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.

Acadêmico do curso de Psicologia

Laura Lílian Ferreira Silva, Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.

Professora Da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna; Supervisora de est´ágio

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Sousa Aragão, C., Barbosa Gonçalves, C., De Souza Pinto, L. G., Madureira Gaia da Silva, M. C., & Ferreira Silva, L. L. (2023). A utilização de instrumentos projetivos para observação do desenvolvimento da criança. Humanidades (Montes Claros), 12(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/395