A importância da supervisão no estágio básico em psicologia

Autores

  • Bruna Ladeia Vieira Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Carla Danielle Silva Rodrigues Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Eduardo Lúcio Macedo Oliveira Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Maria Daniela Moreira Maia Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Laura Lilian Ferreira Silva Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.

Palavras-chave:

Psicologia, Aprendizagem Baseada na Experiência, Desenvolvimento Humano

Resumo

Objetivo: relatar as experiências dos acadêmicos no Estágio Supervisionado Básico I - Observação do Desenvolvimento Humano, notando a importância da supervisão no estágio. Materiais e Métodos: foram utilizados instrumentos e técnicas projetivas, entrevista anamnese e provas piajetianas para observação do comportamento da criança no contexto escolar. Houve a autorização dos pais através do termo de consentimento livre e esclarecido. As supervisões ocorrem de forma direta, semanalmente, em grupo. Parte do horário foi dedicada à observação em grupo, momentos em que foram discutidas e analisadas as informações coletadas, à luz das teorias do desenvolvimento humano, nos aspectos cognitivos, moral, afetivo e social. Resultados: os resultados obtidos mostraram como a supervisão é fundamental para o processo de formação e amadurecimento do acadêmico, que propicia uma etapa de grande aprendizagem, de troca de ideias e experiências. E há a construção de novos conhecimentos mediados pela relação supervisor-acadêmicos. A supervisão em grupo é enriquecida pelos vários olhares compartilhados que buscam compreender cada situação, considerando o contexto, a história e singularidade de cada criança observada. Desse modo, a teoria é ampliada com a prática e a aprendizagem vivida toma sentido e é internalizada pelos aprendizes. Conclusão: a supervisão do Estágio Supervisionado Básico I - Observação do Desenvolvimento Humano possibilitou uma visão mais dinâmica e didática para os acadêmicos, ressaltando a importância das discussões de caso e o embasamento teórico da psicologia. A supervisão foi uma oportunidade para sanar nossas dúvidas, refletir sobre nossa ação profissional e fazer a mediação necessária entre a teoria e a prática. O ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas também partilhar conhecimento e está aberto ao diálogo e ao respeito mútuo.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Vieira, B. L., Rodrigues, C. . D. S., Oliveira, E. L. M., Maia, M. D. M. ., & Silva, L. L. F. (2023). A importância da supervisão no estágio básico em psicologia. Humanidades (Montes Claros), 12(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/411