A volta às aulas e a adaptação em sala de aula após fim do distanciamento social
Palavras-chave:
Adaptação. , Testes Psicológicos., Técnicas Projetivas.Resumo
Objetivo: relatar a adaptação de sala de aula das crianças nesse período “após fim da obrigatoriedade do isolamento (e/ou distanciamento) social”, com base em observações feitas entre a faixa etária de 6 a 10 anos. Materiais e Métodos: foram utilizados instrumentos e técnicas da Psicologia: observação do comportamento, desenho livre, teste projetivo H-T-P, entrevista de anamnese e provas piagetianas. Foi assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos responsáveis das crianças observadas. Resultados: foi observada a influência da pandemia no processo de desenvolvimento psicossocial infantil. Cognitivamente, crianças que foram mais assistidas no processo educacional a distância não apresentaram tanta dificuldade no desenvolvimento escolar presencial, enquanto crianças com pouco estímulo social, em que os pais exerceram as atribuições do ensino remoto, tiveram maior dificuldade de socialização e readaptação, devido à falta de autonomia. Conclusão: a volta às aulas beneficiou grande parte dos alunos, bem como, segundo feedback dos pais e professores, houve significativa melhora no quadro de aprendizado e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e modo de interação entre as crianças no ambiente escolar. Crianças que receberam mais atenção e auxílio dos responsáveis em casa durante a pandemia de Covid-19 obtiveram melhor readaptação aos conteúdos aplicados em sala de aula, enquanto as crianças que foram negligenciadas ou com alguma dificuldade de aprendizado precisaram receber monitoria e nivelamento para a readaptação satisfatória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alessandra Gonçalves da Costa, Amanda Caroline Pereira Fagundes, Mariana Ferreira Paiva, Maria Fernanda Barbosa Rocha, Laura Lilian Ferreira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.