A volta às aulas e a adaptação em sala de aula após fim do distanciamento social

Autores

  • Alessandra Gonçalves da Costa Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Amanda Caroline Pereira Fagundes Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Mariana Ferreira Paiva Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Maria Fernanda Barbosa Rocha Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.
  • Laura Lilian Ferreira Silva Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna, Montes Claros - MG.

Palavras-chave:

Adaptação. , Testes Psicológicos., Técnicas Projetivas.

Resumo

Objetivo: relatar a adaptação de sala de aula das crianças nesse período “após fim da obrigatoriedade do isolamento (e/ou distanciamento) social”, com base em observações feitas entre a faixa etária de 6 a 10 anos. Materiais e Métodos: foram utilizados instrumentos e técnicas da Psicologia: observação do comportamento, desenho livre, teste projetivo H-T-P, entrevista de anamnese e provas piagetianas. Foi assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos responsáveis das crianças observadas. Resultados: foi observada a influência da pandemia no processo de desenvolvimento psicossocial infantil. Cognitivamente, crianças que foram mais assistidas no processo educacional a distância não apresentaram tanta dificuldade no desenvolvimento escolar presencial, enquanto crianças com pouco estímulo social, em que os pais exerceram as atribuições do ensino remoto, tiveram maior dificuldade de socialização e readaptação, devido à falta de autonomia. Conclusão: a volta às aulas beneficiou grande parte dos alunos, bem como, segundo feedback dos pais e professores, houve significativa melhora no quadro de aprendizado e desenvolvimento cognitivo, psicomotor e modo de interação entre as crianças no ambiente escolar. Crianças que receberam mais atenção e auxílio dos responsáveis em casa durante a pandemia de Covid-19 obtiveram melhor readaptação aos conteúdos aplicados em sala de aula, enquanto as crianças que foram negligenciadas ou com alguma dificuldade de aprendizado precisaram receber monitoria e nivelamento para a readaptação satisfatória.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Gonçalves da Costa, A. ., Pereira Fagundes, A. C., Ferreira Paiva, M. ., Barbosa Rocha, M. F., & Ferreira Silva, L. L. . (2023). A volta às aulas e a adaptação em sala de aula após fim do distanciamento social. Humanidades (Montes Claros), 12(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/415