Plantando esperança: relato de experiência sobre ações de combate à fome e consumo consciente de alimentos

Autores

Palavras-chave:

Combate à fome, Projeto social, Alimentos orgânicos

Resumo

Objetivo: contribuir no combate à fome da região norte do estado de Minas Gerais e incentivar o consumo consciente de alimentos, através de ações desenvolvidas num projeto intitulado “Plantando Esperança”. Materiais e Métodos: trata-se de estudo do tipo relato de experiência, que apresenta práticas e experiências vivenciadas por acadêmicos do curso de Administração, realizadas com foco nas comunidades que vivem ao redor da Fazenda Globo, no município de Januária, norte de Minas Gerais. Para incentivar o plantio sustentável e combate à fome, foi desenvolvido um folder autoexplicativo para a sensibilização dos moradores e demonstração da importância da colaboração mútua das famílias. Foi realizado, ainda, o plantio de uma horta com hortaliças, legumes e verduras pela equipe. Resultados:  foram distribuídos panfletos para 30 famílias da região, entre elas 18 quilombolas. Sementes foram anexadas aos panfletos para incentivar o plantio da própria horta. O cumprimento do cronograma de cuidado da horta foi eficaz e esta segue em crescimento. Assim que possível a colheita, os moradores mais necessitados serão contemplados com os alimentos. Conclusão: o projeto despertou nos moradores o desejo de continuarem plantando hortas nas suas residências para que, assim, possam garantir o sustento de suas famílias em tempos difíceis, especialmente vivenciados com a pandemia.

 

Referências

ADAS, Melhem.A Fome:crise ou escândalo. 31ª impressão. São Paulo: Moderna, 1998. 103 p. (II).

BRASIL.Conferência Nacional dos Bispos do. Documentos da CNBB-69.Exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome:"alimento dom de Deus e direito de todos". 6ª ed. São Paulo: Paulinas, 2002. 30 p.

SILVA, F. R. F. Gênero, agroecologia e economia solidária: estudo de caso do grupo de mulheres do Acampamento Recanto da Natureza em Laranjeiras do Sul-PR. Desenvolvimento e Meio Ambiente,Curitiba, v.39, p.115-132, 2016.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Lopes, L. A. R., Vieira, D. I. A. ., Silva, F. A. S. ., Martins, H. dos S. ., & Silva, S. S. . (2022). Plantando esperança: relato de experiência sobre ações de combate à fome e consumo consciente de alimentos. Humanidades (Montes Claros), 10(1), 94–97. Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/42

Edição

Seção

Relato de experiência