Monitoria em direitos humanos, responsabilidade social e educação étinico-racial: um de relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação Étnico-Racial, Projeto Integrador

Resumo

Objetivo: averiguar a eficácia ou não do processo ensino e aprendizagem, um exercício contínuo e diário no ato de educar em relação aos monitores, estudantes e docentes. Materiais e Métodos: as atividades da monitoria consistiram nas seguintes etapas: 1ª etapa: formação do grupo de trabalho por meio de leituras sobre Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Educação Étnico-racial; 2ª etapa: averiguação de estudantes com dificuldades e interesse na monitoria da disciplina “Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Educação Étnico-racial/Meu papel na consciência e responsabilidade social de onde vivo” e formação de grupo de estudo; 3ª etapa: estudo dos textos propostos pela monitoria acerca da temática; 4ª etapa: participação em eventos científicos, apresentando relatos de experiência da monitoria; 5ª etapa: avaliação das atividades da monitoria pelos estudantes participantes e acolhimento de sugestões; 6ª etapa: avaliação das atividades executadas pela monitoria e elaboração do relatório final. Relato: o objetivo da monitoria consistiu em criar condições para a iniciação da prática da docência, através de atividades de natureza pedagógica, desenvolvendo habilidades e competências próprias dessa atividade por meio da temática da disciplina. Para isso, atentou-se à época em que se vivia, ou seja, com uma pandemia que inviabilizava algumas situações e atitudes e fez-se necessário pensar estratégias para alcançá-los. A execução da monitoria incentivou o acompanhamento das atividades e conteúdos da disciplina, proporcionando a efetivação do processo ensino e aprendizagem. Considerações finais: foi possível estabelecer diálogos e concretizar a partilha de conhecimentos e saberes pensando questões profundas sobre a temática da disciplina em questão.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.639/ 03, de 09 de janeiro de 2003. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 14 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.288/10, de 20 julho de 2010. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 14 set. 2021.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

FACULDADE DE TECNOLOGIA ALTO MÉDIO SÃO FRANCISCO. Edital para seleção de monitoria acadêmica voluntária – 02/2021. Pirapora, 23 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Santos, F. dos ., Barros, G. L. de, & Reis, F. L. C. . (2022). Monitoria em direitos humanos, responsabilidade social e educação étinico-racial: um de relato de experiência. Humanidades (Montes Claros), 11(S3). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/460