Direito e educação: projeto integrador em ação nas escolas de Januária, Minas Gerais

Autores

  • Ana Clara Lopes Almeida Faculdade FUNORTE de Januária, MG, Brasil
  • Leandro de Matos Alves Faculdade FUNORTE de Januária, MG, Brasil
  • Remilly Santos Evangelista Faculdade FUNORTE de Januária, MG, Brasil
  • Icádio Santos Monteiro Faculdade FUNORTE de Januária, MG, Brasil

Palavras-chave:

Projeto Integrador, Drogas Lícitas e Ilícitas, Direitos Humanos

Resumo

Objetivo: abordar os efeitos das drogas lícitas e ilícitas com jovens da Escola Betel, em Januária, Minas Gerais, como proposta da disciplina Projeto Integrador em Direitos Humanos e Questões Étnico-racial. Materiais e Métodos: projeto executado por meio de palestras proferidas pelos alunos do 1º período do curso de Direito das Faculdades FUNORTE de Januária e a equipe de Patrulha Escolar/PROERD Da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Da abordagem com os estudantes da Escola Betel decorram os conceitos acerca do que são drogas lícitas e ilícitas, assim como as consequências que o consumo de ambas causa à saúde e situações judiciais.  Estabeleceu-se diálogo com os alunos, provocando percepções sobre esse universo e os perigos que apresentam. Resultados: as palestras despertaram curiosidades sobre o assunto, provocando muitos questionamentos e, consequentemente, conscientização para a importância de manter uma vida saudável, longe das drogas lícitas e, sobretudo, ilícitas. Conclusão: ao final da realização do Projeto Integrador na Escola Betel, os acadêmicos do curso de Direito perceberam a relevância de ações nesse sentido com jovens e adolescentes.

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Publicado

2022-10-24

Como Citar

Almeida, A. C. L., Alves, L. de M., Evangelista, R. S., & Monteiro, I. S. (2022). Direito e educação: projeto integrador em ação nas escolas de Januária, Minas Gerais. Humanidades (Montes Claros), 11(S3). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/485