Aprendizagem centrada no cliente: apresentação da Matriz GAP
Palavras-chave:
Aprendizagem, Cliente, Educação, Emprego, EmpreendedorismoResumo
Objetivo: apresentar uma ferramenta que seja usada como bússola no processo de aprendizado profissional para que as pessoas possam ser capazes de entregar melhores resultados em suas empresas, empregos e, consequentemente, para si mesmas, contribuindo para o desenvolvimento econômico através da educação, do emprego e do empreendedorismo. Materiais e Métodos: para a elaboração da ferramenta foi realizada uma pesquisa metodológica utilizando referências de autores e cientistas especialistas em negócios, gestão, customer centricity e educação. Resultados: a utilização da ferramenta pode proporcionar a visão, o alinhamento, a prática e a melhoria contínua dos conhecimentos necessários para a eficiente execução das atividades profissionais voltadas para aquilo que as empresas e, principalmente, os clientes demandam, otimizando os resultados e trazendo sentido para o aprendizado profissional. Considerações Finais: as transformações tecnológicas, a inovação e as mudanças sociais, de hábitos e de consumo, trazem uma nova realidade para as pessoas e o mundo do trabalho. São necessárias alternativas que auxiliem as pessoas no processo de aprender a aprender, desaprender e reaprender, para que se possa capturar todo o valor que esse novo mundo está gerando e para que as pessoas não fiquem na retaguarda do conhecimento e do desenvolvimento. A Aprendizagem Centrada no Cliente se propõe a ser uma alternativa eficiente.
Referências
MELO, P.A.A. et al. Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas.Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
IORIO, A. 6 competências para surfar na transformação digital.São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
PIRES, M.C. O Brasil, o Mundo e a Quarta Revolução Industrial: reflexões sobre os impactos econômicos e sociais. Revista de Economia Política e História Econômica, v. 14, n.40,dez.2018.
LAUDARES, P. Como transformar o potencial em resultados: potencial dos indivíduos, das organizações e do mercado.Nova Lima: Libretteria, 2018.
CAETANO, G.; PELEGRINO, A. Faça Simples: o guia prático e definitivo para transformar a sua ideia em um negócio de sucesso de maneira descomplicada. São Paulo: Editora Gente, 2019.
GODOY, R.; BESSAS, C. Formação de Gestores: Criando as bases da Gestão –Entenda como desenvolver uma gestão focada em resultados. Nova Lima: Libretteria, 2018.
FALCONI,V. O verdadeiro poder: práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários.Nova Lima: Falconi editora, 2013.
CHARAN, R. O que o CEO quer que você saiba: descubra como a sua empresa realmente funciona.Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
ZOOK, C.; ALLEN, J. A mentalidade do fundador: a chave para sua empresa enfrentar as crises e continuar crescendo. Barueri: Novo Século Editora, 2016.
FERREIRA,V.C.P.; GOMES, A.P.C.Z. .Tendências da gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. Rio de Janeiro: FGV editora, 2018.
OLIVEIRA, D. et al. A gestão de clientes e lealdade com recurso ao marketing experiencial: Uma perspectiva teórica. European Journal of Applied Business Management.v. 6, n. 1, p.48-61,2020. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/340235899_A_Gestao_de_Clientes_e_Lealdade_com_Recurso_ao_Marketing_Experiencial_Uma_Perspetiva_Teorica. Acesso em: 08 de mar. 2020.
MENDES NETO, I. A utilização do benchmarking no empreendedorismo de impacto social. Caderno Científico Fagoc de Graduação e Pós-Graduação. v. 4, n. 1, p. 25-34,2019.Disponível em:https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/caderno/article/view/438. Acesso em:08 de mar. 2020.
SÁ, F.B. Práticas de Gestão do Conhecimento: um estudo em organizações mineiras. Perspectivas em Gestão & Conhecimento,v. 3, n. 1, p. 114-131, 2013. Disponível em:https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4800988. Acesso em 11 de mar. 2020.
AMARILLA, R.S.D.; IAROZINSKI NETO, A. Análise comparativa dos principais processos de negócio de empresas do subsetor de edificações da construção civil. Gestão e Produção v. 25, n. 2, p. 269-283, 2018.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000200269&lang=pt. Acesso em:10 de mar. 2020.
SÁ, A.F.et al. Benchmarking e gestão do conhecimento: análises e proposição de ferramenta para empresas de consultoria em São Bernardo do Campo.FTT Journal of Engineering and Business, v. 1, n. 6, 2021. Disponível em: http://journal.ftt.com.br/seer/index.php/FTT/article/view/126.
MAGALDI, S.; SALIBI NETO, J.Estratégia Adaptativa: o novo tratado do pensamento estratégico.São Paulo: Editora Gente, 2020.
FISK, P. O gênio dos clientes.Porto Alegre: Bookman, 2009.
GOMES, T. Nada easy. O passo a passo de como combinei gestão, inovação e criatividade para levar minha empresa a 35 países em 4 anos.São Paulo: Editora Gente, 2017.
MEISLER, R.; PUGLIESE, S. Rebeldes têm asas.Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
GODOY, R.; RISCHELE, L.; NEVES, R. O poder da excelência comercial: solução prática de como potencializar seus resultados.Belo Horizonte: Escola de Gestão Aquila, 2020.
PACHECO, A.P.R. et al. O ciclo PDCA na gestão do conhecimento: uma abordagem sistêmica.Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina,2012. Disponível em: http://isssbrasil.usp.br/artigos/ana.pdf. Acesso em:10 de mar. 2020.
IGREJA, A. Conveniência é o nome do negócio: descubra como facilitar a jornada dos seus consumidores e multiplicar os seus resultados.São Paulo: Planeta, 2019.
ROGERS, D.L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital.São Paulo: Autêntica Business, 2018.
MAXWELL, J.C. Segredos da capacitação.Rio de Janeiro: Vida Melhor, 2016.
CHAVES, N. Esculpindo líderes de equipes.Nova Lima: Falconi Editora, 2013.
STRAUHS, F.R. et al.Gestão do Conhecimento nas Organizações. Curitiba: Aymará Educação, 2012. Disponível em:http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2064. Acesso em:11 de mar. 2020
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruno Garcia Antunes, Árlen Almeida Duarte de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.