As possíveis relações socioeconômicas entre os municípios de Pirapora-MG e Buritizeiro-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53303/hmc.v11i1.5

Palavras-chave:

Articulação, Potencialidades, Indicadores socioeconômicos, Desenvolvimento local

Resumo

Objetivo: analisar os principais indicadores (métricas) econômicos e sociais de Pirapora /MG e Buritizeiro/MG, de modo a dimensionar as articulações econômicas entre as cidades e identificar as semelhanças e as diferenças entre municípios. Método: a metodologia adotada para o estudo conta com uma pesquisa bibliográfica e analítica com a utilização e análise de dados secundários, a fim de abordar quali-quantitativamente as unidades de análise. Quanto aos métodos, foram empregados o método estatístico e o comparativo. Resultados: com base nas informações, constatou que houve uma mudança de posições entre as atividades que mais geram valor ao PIB, em Pirapora, de modo que indústria passou a ceder espaço para o setor de serviços. Verificou-se também uma troca de posições, em Buritizeiro, para as atividades da agricultura e da produção florestal, onde esta última ganhou importância, tornando-se a segunda atividade que mais gerou receita no ano de 2016. Conclusão: com a observação dos dados, foi possível identificar uma tendência a complementaridade produtiva e de opções de trabalho entre as duas cidades.

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cadastro Central de Empresas. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/cempre/default.asp?z=t &o=12&i=P Acesso em: 26 set. 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/defaultcd2010.asp?o=4 &i=P. Acesso em: 26 set. 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Portal Cidades: Buritizeiro (MG). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/buritizeiro/panoram a. Acesso em: 26 set. 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Portal Cidades: Pirapora (MG). Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/Pirapora/panorama Acesso em: 26 set. 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2016. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pibmunic/tabelas Acesso em: 26 set. 2019.

LIMA, L.; ANDRADE, M.; BARCELOS, V. Diagnóstico socioeconômico como instrumento de gestão regionalizada e participativa. VI Congresso CONSAD de Gestão Pública. Brasília, 2013.

PITTERI, S.; SAES, M. S. M.; BRESCIANI, L. P. Competências Territoriais e Desenvolvimento Regional: Uma proposta teoricometodológica para pesquisas interdisciplinares. Desenvolvimento em Questão, v. 13, n. 31, p. 6-38, 2015. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvi mentoemquestao/article/view/3015 Acesso em: 02 out. 2019.

PNUD. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Índice de Desenvolvimento Humano. Disponível em: http://www.pnud.org.br/IDH/DH.aspx. Acesso em: 02 out. 2019.

QUEIROZ, L. O. Os efeitos da demissão do chefe de família sobre o acesso dos seus dependentes ao ensino superior. 2016. 107 p. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, 2016.

Downloads

Publicado

2022-03-14

Como Citar

Lopes, A. P. V. ., Ferreira, M. R. ., Santos, N. F. dos ., & Queiroz, L. de O. . (2022). As possíveis relações socioeconômicas entre os municípios de Pirapora-MG e Buritizeiro-MG . Humanidades (Montes Claros), 11(1), 127–132. https://doi.org/10.53303/hmc.v11i1.5

Edição

Seção

Short Communication