Consultoria empresarial na ONG Beta: mais do que um projeto de consultoria, um trabalho humanitário

Autores

Palavras-chave:

Consultoria, Organização Não Governamental, Estratégias

Resumo

O presente artigo trata-se de um projeto de consultoria desenvolvido e implementado em uma organização não governamental (ONG) na cidade de Belo Horizonte. O objetivo do projeto foi analisar a experiência do serviço de Consultoria Organizacional implantado na unidade de observação da pesquisa (ONG). A consultoria em questão foi oferecida de forma voluntária com foco em setores específicos, como a Administração de Operações, Estratégia Empresarial, Gestão Estratégica de Marketing e Orçamento Empresarial. Assim, foi elaborado um diagnóstico estratégico, estabelecendo planos de ação e utilizando ferramentas gerenciais. Os objetivos específicos discorreram sobre identificar os problemas apresentados pelo gerente da organização e aplicar métodos de coleta de dados escolhidos, tais como: entrevistas e questionários, coletar e analisar informações de dados para definir soluções, avaliar o clima organizacional e gerencial, desenvolver recomendações a serem trabalhadas e apresentar benefícios sobre possíveis mudanças. Portanto, considera-se como estudo de caso a metodologia deste estudo. Após a consultoria realizada envolvendo coleta de dados, análises e diagnóstico, foi possível considerar como resultado que a organização tem intuito de ajudar verdadeiramente e integralmente os portadores de câncer que procuram suporte psicológico, financeiro, nutricional, alimentício e de tratamentos físicos. Concluindo, o contato com a ONG Beta proporcionou aos envolvidos conscientização sobre valorizar as pessoas que necessitam de suporte, sendo assim, mais do que um projeto de consultoria, mas um trabalho humanitário.

Referências

ALVES DE CASTRO, C. Gestão empreendedora na empresa Beta: Empreendedorismo, competitividadee alcance de metas. Revista Estação Científica, n. 21, jan./jun. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.6084/m9.figshare.12213029.v1

BENÍCIO, J. C. Gestão financeira para organizações da sociedade civil.São Paulo: Global, 2000.

BEZERRA, T.T.C. et al. Aplicação das ferramentas da qualidade para diagnóstico de melhorias numa empresa de comercio de materiais elétricos. Enegep, 2012.

BORGES, L.O.;MOURÃO, L. O Trabalho e as Organizações, Atuações a partir da Psicologia.Porto Alegre: SBPOT; ARTMED, 2013.

BLOCK, P. Consultoria: o desafio da liberdade.2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2001.

CHIAVENATO, I. Administração de Recursos Humanos.São Paulo, 1999.

FERNANDES, I.G. M.et al. Planejamento Estratégico: Análise SWOT. Revista Conexão Eletrônica,Três Lagoas,v. 10, n. 1, 2013.

FERREIRA, M. C.;ASSMAR, E. M. Desenvolvimento de um instrumento brasileiro para avaliação da cultura organizacional.1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

IUDICIBUS, S.; MARION, J. C. Introdução à teoria da contabilidade: para o nível de graduação. São Paulo: Atlas, 1999.

LANDIM, L. Ações em sociedade militância, caridade, assistência, etc.Rio de Janeiro: NAU. 1998.

LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MOREIRA, D.A. Administração da produção e operações.2 ed. São Paulo: Cenege Learnig, 2011.

MOCSÁNYI, D. C. Consultoria: o que fazer, como vender –marketing, vendas e execução. São Paulo: Editora Gente, 1997.

ORLICKAS, E. Consultoria interna de recursos humanos: conceitos, cases e estratégias.4 ed. São Paulo: Makron Books, 1999.

PEPPERS, D.; ROGERS, M. CRM Series Marketing 1 to 1: um guia executivo para entender e implantar estratégias de Customer Relationship Management.São Paulo: Peppers and Rogers Group do Brasil, 2000.

ZDANOWICZ, J.E. Fluxo de Caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiros. Porto Alegre: Sagra:1995.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Alves de Castro, C. (2022). Consultoria empresarial na ONG Beta: mais do que um projeto de consultoria, um trabalho humanitário. Humanidades (Montes Claros), 9(1), 45–55. Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/54

Edição

Seção

Artigo original