Clínica humanista III
um relato de experiência
Resumo
Objetivo: descrever a experiência na realização do estágio supervisionado da clínica-escola dentro da Abordagem Centrada na Pessoa. Materiais e Métodos: estudo descritivo sobre o relato de experiência individual de uma acadêmica do curso de graduação em psicologia. Os atendimentos aconteceram uma vez na semana com duração de 50 minutos. Resultados: acerca do que foi experienciado pela acadêmica, é válido ressaltar que ela teve a oportunidade de atender a duas adultas do sexo feminino, com queixas similares, vivenciando constantemente o sentimento de insuficiência diante de uma sociedade diversa que, frequentemente, estabelece padrões e estereótipos a serem seguidos; duas mulheres adultas e negras que se sentiram perdidas em meio a seus sentimentos, com dificuldade de lidar com as frustrações adquiridas no decorrer de suas vivências numa sociedade repleta de racismo e machismo. Presas em sentimentos negativos sobre elas mesmas, não se sentindo pertencentes a suas realidades, foi trabalhada as suas percepções sobre os sentimentos em relação às suas vivências e identidades. No decorrer dos atendimentos, era notória a evolução. Eles começaram a ter consciência sobre frustrações, medos e também estavam demonstrando ter mais autonomia. A acadêmica contribuiu com sua escuta empática, acolhendo devidamente sem julgamentos, quando foi estabelecida uma boa comunicação na relação terapêutica. Além disso, foram trabalhados o self ideal e o self real. Conclusão: o objetivo do estágio foi alcançado com sucesso. Também é válido ressaltar a importância do estágio supervisionado para a formação acadêmica e o quanto a Abordagem Centrada na Pessoa pode ser enriquecedora numa clínica-escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Clara Veríssimo Dias, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.