Abordagem humanista na atuação da clínica-escola de psicologia

relato de experiência

Autores

  • Higor Rafael Braz Soares Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Janine Morais Pereira Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Robson Rocha de Souza Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Mayara Cantuária da Silva Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Elen Lorena Lopes Silva Roque Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil
  • Benara Carla Barros Frota Frota Faculdade Funorte de Janaúba, Janaúba - MG, Brasil

Resumo

Objetivo: apresentar a vivência ocorrida na clínica-escola de Psicologia da Faculdade Funorte de Janaúba-MG, sob a perspectiva da abordagem centrada na pessoa. Materiais e Métodos: a experiência de estágio ocorreu durante os meses de agosto e novembro de 2023, realizada por um estudante do 10º período do curso de Psicologia. Nesse período, o estudante foi orientado sobre os princípios da abordagem centrada na pessoa. Inicialmente, foram estudados os conceitos fundamentais, tais como: empatia, aceitação incondicional e congruência. Durante os atendimentos, foram aplicadas técnicas adquiridas durante os estudos, sempre enfatizando a importância da confidencialidade e o respeito aos aspectos éticos inerentes a esse tipo de atendimento. Resultados: a experiência no estágio na clínica-escola foi fundamental para aprimorar as habilidades terapêuticas. A prática constante permitiu um desenvolvimento significativo na compreensão empática do estagiário, ao ser desafiado a compreender profundamente as experiências e sentimentos dos clientes, promovendo uma conexão genuína. Ao estar plenamente presente durante as interações, o estudante absorveu as nuances das narrativas dos clientes, respondendo de maneira sensível e demonstrando um interesse autêntico em suas histórias. A transição para uma abordagem mais centrada no cliente, sem uma orientação explícita, inicialmente, gerou desconforto ao lidar com a falta de estrutura e direção. Essa mudança exigiu um ajuste significativo na prática clínica. Conclusão: experienciar outra abordagem dentro da psicologia pode ser enriquecedora e desafiadora. Ao mergulhar em uma nova perspectiva, novos desafios surgiram, como a não diretividade. No entanto, essa experiência proporcionou uma visão mais holística e centrada no cliente, aprimorando não apenas as habilidades técnicas, mas também a compreensão da riqueza da diversidade teórica na psicologia.

Downloads

Publicado

2024-05-05

Como Citar

Soares, . H. R. B., Pereira, J. M., Souza, R. R. de, Silva, M. C. da, Roque, E. L. L. S., & Frota, B. C. B. F. . (2024). Abordagem humanista na atuação da clínica-escola de psicologia: relato de experiência . Humanidades (Montes Claros), 13(Suppl.3). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/994