Humanidades (Montes Claros) http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades <p>A Revista <strong>Humanidades (Montes Claros)</strong> é uma publicação da área multidisciplinar aberta à comunidade científica nacional e internacional, vocacionada para a interlocução entre Ciência e a Sociedade. Com esta publicação, busca-se transformar pesquisas em informação acessível à comunidade científica e potencializar o desenvolvimento de investigações em uma perspectiva de troca de experiências com outros periódicos e Centros de Pesquisa nacionais e internacionais.</p> pt-BR editor.humanidades@funorte.edu.br (Centro de Pesquisa) cp.funorte@funorte.edu.br (Centro de Pesquisa) Sun, 05 May 2024 21:26:00 -0300 OJS 3.3.0.10 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Júri simulado e júri real: uma exploração comparativa das experiências jurídicas na teoria e na prática http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/998 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">apresentar ao leitor uma visão comparativa entre a teoria e a prática do Tribunal do Júri, evidenciando as divergências nos procedimentos legais e na aplicação das leis e jurisprudências, tanto em contextos de júris simulados quanto em casos reais. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">trata-se de um relato de experiência realizado pelos estudantes do curso de Direito do 5º período da Faculdade Funorte - Janaúba. Ademais, foram empregadas referências bibliográficas e decisões jurisprudenciais visando aprimorar a compreensão do tema em questão. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">essa experiência proporcionou uma compreensão do procedimento do Tribunal do Júri, incluindo uma exploração sucinta de sua história e dos princípios fundamentais explicitados na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Foi possível discernir as discrepâncias entre a prática e a teoria do Tribunal do Júri. Além disso, realizou-se uma análise jurisprudencial sobre o tema, enriquecendo ainda mais sua compreensão. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">a experiência vivida pelos estudantes, tanto ao participar do júri simulado quanto ao presenciar um júri real, proporcionou uma oportunidade única e de grande relevância para a formação de futuros profissionais do Direito, incluindo advogados, promotores, juízes e outros cargos correlatos, especialmente no âmbito criminal. Durante a observação do júri real, também se evidenciou que os resultados diferiram daqueles obtidos no caso simulado, ilustrando a possibilidade de dois desfechos distintos para um mesmo caso concreto.</span></p> Luiz Gustavo Santos Silva, Luiz Henrique Pereira Soares, Marcos Paulo Benevenuto Viana, Lucas D’Angelis Pires David, Leonardo Alves Batista, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Luiz Gustavo Santos Silva, Luiz Henrique Pereira Soares, Marcos Paulo Benevenuto Viana, Lucas D’Angelis Pires David, Leonardo Alves Batista, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/998 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Atendimento psicológico no instituto da família http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1010 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo: </strong></span><span class="s2">apresentar a experiência de atendimento psicológico realizado no Instituto da Família (INFA) durante um estágio comum curricular. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">no desenvolvimento do estágio, a primeira etapa envolveu uma visita ao INFA, com o intuito de familiarizar-se com a dinâmica institucional. Em seguida, foram conduzidos atendimentos psicológicos individuais, fundamentados em acolhimento e orientação psicológica. As sessões, de 50 minutos de duração, ocorreram semanalmente, registradas em prontuários psicológicos, acompanhadas de supervisões igualmente semanais. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">a experiência proporcionou à acadêmica uma reflexão sobre os métodos, desafios e benefícios associados à condução de práticas individuais, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Destaca-se a relevância do acolhimento na eficácia dos atendimentos, promovendo uma abordagem descontraída e favorecendo a aproximação e diálogo com os pacientes. Essa abordagem contribuiu para um estágio supervisionado produtivo, evidenciado por resultados positivos. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">a vivência relatada permitiu à acadêmica uma profunda reflexão sobre os elementos fundamentais da prática clínica em Psicologia. A análise dos métodos, desafios e benefícios associados à condução de atendimentos individuais proporcionaram uma compreensão mais abrangente das nuances envolvidas no processo terapêutico. Destaca-se, especialmente, a importância do acolhimento como pilar fundamental para o sucesso dos atendimentos, promovendo uma atmosfera propícia ao diálogo e à construção de vínculos terapêuticos sólidos.</span></p> Darliane dos Santos Souza, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Copyright (c) 2024 Darliane dos Santos Souza, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1010 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Abordagem na clínica humanista III http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/981 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">descrever a experiência da acadêmica no estágio supervisionado específico III - clínica III, na clínica-escola da Faculdade Funorte, Janaúba. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos: </strong></span><span class="s2">trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado pela acadêmica do 10° período de graduação em Psicologia. Os atendimentos à adolescente foram feitos semanalmente, entre os meses de agosto a novembro de 2023, no consultório da clínica-escola, totalizando 12 (doze) sessões. O estágio teve como base a abordagem humanista, em específico a Abordagem Centrada na Pessoa e os registros foram feitos em prontuário psicológico, conforme prevê o Conselho Federal de Psicologia. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">em meio a um ambiente familiar ambivalente, a adolescente se via sobrecarregada e com preocupações que não deveriam ser de sua responsabilidade. Foi possível observar melhoras significativas quanto à sintomática, após as intervenções realizadas com a cliente, as quais trabalharam sua percepção frente aos sentimentos apresentados. Além disso, percebeu-se um avanço em seu processo terapêutico após a realização da orientação parental. </span><span class="s1"><strong>Conclusão: </strong></span><span class="s2">a terapia teve um papel importante para o desenvolvimento da cliente, visto que a adolescência é uma fase conflituosa e de experimentações. A acadêmica, com sua escuta empática, forneceu um ambiente acolhedor fazendo com que a cliente fosse capaz de se entender e aceitar-se como ela é. Observou-se também, que a acadêmica pôde acompanhar as evoluções, aprimorar sua escuta e adquirir conhecimentos sobre a abordagem, sendo de grande relevância para sua formação. </span></p> Janine Morais Pereira, Mayara Luciana Pereira Mendes, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Janine Morais Pereira, Mayara Luciana Pereira Mendes, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/981 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Planejamento familiar e autoconhecimento http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1006 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">descrever a experiência vivenciada no contexto da saúde mental, especificamente no âmbito da atenção primária básica do Sistema Único de Saúde, com foco no tema do Planejamento Familiar. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">estudo descritivo, utilizando a abordagem de relato de experiência, durante o período de agosto a novembro de 2023, no estágio de Saúde Pública, realizado em uma Unidade Básica de Saúde. Durante esse período, a autora participou de grupos de planejamento familiar nos quais as famílias foram orientadas sobre os diferentes métodos contraceptivos disponíveis, incluindo pílulas anticoncepcionais, adesivos, anéis vaginais, dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre e hormonal, preservativos masculinos e femininos, diafragma, pílula do dia seguinte, injeções contraceptivas e vasectomia. </span><span class="s1"><strong>Resultados: </strong></span><span class="s2">o planejamento familiar é um aspecto crucial da saúde reprodutiva, visando possibilitar que casais e indivíduos tenham o número desejado de filhos e determinem o intervalo entre os nascimentos, tendo um impacto significativo na saúde mental. A escolha entre métodos contraceptivos, como laqueadura, DIU e vasectomia, é uma decisão pessoal que tem implicações significativas na vida reprodutiva. Por isso, grupos de planejamento familiar são de extrema importância. </span><span class="s1"><strong>Conclusão</strong></span><span class="s2"><strong>:</strong> a psicologia desempenha um papel fundamental na prestação de serviços de saúde mental e no apoio à tomada de decisões relacionadas ao planejamento familiar, contribuindo para uma abordagem mais abrangente e centrada no indivíduo na atenção primária à saúde. Este estudo destaca a crescente relevância da psicologia na sociedade, especialmente no contexto do planejamento familiar e na atenção primária à saúde, promovendo a conscientização e proporcionando apoio tanto aos usuários quanto à equipe multidisciplinar.</span></p> Jordana Mariely Neves de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Copyright (c) 2024 Jordana Mariely Neves de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1006 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Relato de experiência do estágio supervisionado específico III http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/975 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">descrever a experiência do estágio supervisionado específico III, realizado entre os meses de agosto a novembro de 2023. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos: </strong></span><span class="s2">os atendimentos foram feitos semanalmente no consultório da clínica-escola com duração de 50 minutos. Foi realizado o registro dos pensamentos e emoções entre os atendimentos, além da escuta ativa, demonstrando interesse genuíno pelo cliente e refletindo seus sentimentos para promover compreensão mais profunda sobre eles. </span><span class="s1"><strong>Resultados: </strong></span><span class="s2">a experiência de estágio clínico na abordagem humanista foi marcada por uma ênfase na construção de relações terapêuticas autênticas e também na promoção do crescimento pessoal. Durante o estágio, foi possibilitado o desenvolvimento de habilidades, como escuta ativa, empatia e aceitação incondicional, criando um ambiente seguro para a expressão genuína do cliente. A abordagem humanista destaca o "aqui e agora", incentivando a exploração das experiências presentes. A estagiária facilitou a auto exploração do cliente, promovendo a autoconsciência e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento à ansiedade. A supervisão contínua e a reflexão pessoal são fundamentais, enquanto a abordagem humanista ressalta a responsabilidade pessoal do cliente para o crescimento e a mudança. </span><span class="s1"><strong>Conclusão: </strong></span><span class="s2">a experiência proporcionou uma oportunidade valiosa para integrar teoria e prática, contribuindo para o desenvolvimento profissional da estudante. Diante do apresentado, foi possível acompanhar as evoluções da cliente, aprimorar sua escuta e adquirir conhecimentos sobre a temática.</span></p> Sarah Cristina de Oliveira Anjos, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Sarah Cristina de Oliveira Anjos, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/975 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Relato de experiência na Defensoria Pública http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1004 <p><strong>Objetivo:</strong> destacar a relevância da presença do psicólogo no atendimento psicossocial aos assistidos da Defensoria Pública de Janaúba, com o intuito de fortalecer a defesa de seus direitos legais e garantir o acesso à justiça, além de capacitar estudantes ao aplicar conceitos teóricos na prática, preparando-os para o mercado de trabalho. <strong>Materiais e Métodos:</strong> inicialmente, foi adotado um processo de acolhimento que envolveu uma entrevista, focando na prática da escuta ativa para identificar as queixas e preocupações dos clientes. As práticas terapêuticas foram fundamentadas nos princípios da Terapia Familiar Sistêmica, utilizando técnicas, como a construção de genograma e o uso de metáforas. <strong>Resultados:</strong> foi observado que o assistido apresentava uma carga emocional significativa devido a desafios relacionados a litígios de divórcio, conflitos conjugais e às complexas implicações envolvendo a definição do valor da pensão, além de restrições estabelecidas pela ex-esposa em relação à convivência com suas filhas. Diante disso, percebeu-se a necessidade de encaminhá-lo para a Clínica Escola de Psicologia da Faculdade Funorte de Janaúba para a realização de psicoterapias. <strong>Conclusão:</strong> a experiência ofereceu uma oportunidade de aprendizado e crescimento para a acadêmica envolvida. O contato direto com situações reais, como os desafios enfrentados pelo assistido em questão, proporciona à acadêmica uma compreensão mais profunda da complexidade das questões psicossociais e jurídicas que permeiam o trabalho do psicólogo nesse contexto específico. Além disso, o estágio proporcionou à acadêmica a oportunidade de desenvolver habilidades fundamentais, como a escuta ativa, a empatia e a capacidade de análise e intervenção adequadas em contextos complexos, sendo essas habilidades essenciais para a futura atuação profissional como psicóloga, preparando-a de forma mais abrangente e completa para os desafios do mercado de trabalho.</p> Lucélia Correia dos Santos, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Copyright (c) 2024 Lucélia Correia dos Santos, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1004 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Relato de experiência de atendimento psicológico na Defensoria Pública de Janaúba-MG http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/991 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">relatar a experiência da atuação de um estagiário do décimo período de Psicologia na Defensoria Pública de Janaúba-MG. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, conduzido por um acadêmico do curso de graduação em Psicologia. O estágio ocorreu de agosto a novembro de 2023 na Defensoria Pública de Janaúba-MG. A atuação foi fundamentada nos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, como acolhimento, escuta qualificada, aconselhamento e consideração empática. Além disso, orientações, supervisões de caso e discussões sobre os atendimentos foram cruciais para a execução correta da prática, de acordo com as demandas específicas desse modelo de atuação. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">a atividade realizada em um local atípico, como na Defensoria Pública, proporcionou insights sobre uma das diversas possibilidades de atuação para psicólogos no campo de trabalho. A experiência ofereceu benefícios, como a obtenção de experiência prática, o desenvolvimento de habilidades profissionais e a exposição ao trabalho em conjunto com profissionais de outras áreas. Esses ganhos são fundamentais para a formação acadêmica de futuros profissionais. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">o estágio na Defensoria Pública de Janaúba-MG ofereceu vários benefícios para os estagiários de Psicologia, permitindo a conexão entre conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação e sua aplicação na prática clínica. No entanto, foram identificados desafios, como a escassez de profissionais na área, a dificuldade de diálogo com os profissionais da área jurídica e a falta de compreensão sobre a atuação da psicologia nesse ambiente. Essas dificuldades representam obstáculos na atuação nesse campo de trabalho e destacam a importância de promover uma maior integração entre as áreas profissionais envolvidas.</span></p> Igor Gomes Teixeira, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Igor Gomes Teixeira, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/991 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Saúde mental pública e liberdade assistida http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1013 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo: </strong></span><span class="s2">descrever a experiência de atendimentos de um assistido da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, em processo de liberdade assistida. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado entre os meses de agosto a novembro de 2023, a partir de convênio entre a Defensoria Pública e a Faculdade Funorte de Janaúba. Inicialmente, foi realizado o acolhimento ao assistido, dando início às entrevistas psicológicas. Em seguida, foram realizadas técnicas de respiração e psicoeducação. Os atendimentos foram feitos semanalmente com duração de 30 minutos por sessão e os registros das sessões foram feitos em prontuário psicológico, conforme prevê o Conselho Federal de Psicologia. </span><span class="s1"><strong>Resultados: </strong></span><span class="s2">o assistido apresentou queixas de ansiedade e medo que estavam ligados ao contexto da liberdade assistida. Diante disso, foram feitas intervenções para melhorar o humor ansioso, auxiliar o assistido na resolução de problemas, na busca de emprego e na autonomia para lidar com os conflitos. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">o processo de readaptação à sociedade após o cumprimento de sentença pode ser um fator causador de sofrimentos psíquicos ao indivíduo. O papel do psicólogo com a equipe de defensores torna-se crucial durante esse período, fazendo com que os direitos do cidadão sejam cumpridos perante a justiça e acolhendo as dores e angústias que esse processo pode causar. A experiência ao longo da condução dos atendimentos foi de extrema importância para a capacitação da acadêmica, sendo possível praticar os métodos aprendidos em sala de aula e definir quais seriam necessários para que a intervenção ao assistido fosse satisfatória. </span></p> Mayra Luciana Pereira Mendes, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Copyright (c) 2024 Mayra Luciana Pereira Mendes, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1013 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Apresentação de um relato de experiência realizado na Defensoria Pública de Janaúba-MG http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/972 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo: </strong></span><span class="s2">relatar a experiência de estágio realizada na Defensoria Pública de Janaúba-MG, pela acadêmica do 10º período, com o objetivo de aplicar seus conhecimentos teóricos em um contexto prático, oferecer suporte psicossocial a indivíduos em situação jurídica, proporcionando apoio psicológico a indivíduos em situações de vulnerabilidade legal e, ao mesmo tempo, colaborando com os defensores públicos na compreensão dos aspectos psicológicos que influenciam os casos jurídicos. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">os métodos incluíram a realização de avaliações psicológicas, a condução de intervenções breves e a participação em discussões interdisciplinares com a professora supervisora responsável pelo estágio. </span><span class="s1"><strong>Resultados: </strong></span><span class="s2">a experiência de estágio proporcionou à acadêmica espaço para compreensão, aplicação e consolidação de conhecimentos teóricos associados à prática de atendimento e supervisão. Observou-se melhoria na capacidade de comunicação da acadêmica e enriquecimento de suas habilidades clínicas. </span><span class="s1"><strong>Conclusão: </strong></span><span class="s2">o espaço que a psicologia construiu no campo de estágio promoveu mudanças significativas não só na dimensão operacional, mas, também, em elementos do nível estratégico e político da instituição e da profissão, o que permitiu uma prática mais alinhada com os princípios que regem a Defensoria Pública dos Direitos como espaço para tornar a cidadania acessível e popular.</span></p> Tânia Alves do Nascimento, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Tânia Alves do Nascimento, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/972 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Relato de experiência no INFA: ênfase aos atendimentos psicológicos http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1001 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo: </strong></span><span class="s2">relatar a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado na realização de atendimentos psicológicos no Instituto da Família (INFA). </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">trata-se de um estudo descritivo do tipo resumo simples, conduzido por uma acadêmica do curso de Psicologia, no período de agosto a novembro de 2023, nas instalações do Instituto da Família em Janaúba-MG. A primeira etapa do estágio envolveu orientações sobre os procedimentos dos atendimentos e supervisão clínica, com o objetivo de compreender a dinâmica dos aspectos psicológicos dos pacientes atendidos pelo INFA, incluindo a avaliação da queixa, encaminhamentos, histórico de vida e a relação desses aspectos com o desenvolvimento de problemas psíquicos. </span><span class="s1"><strong>Resultados: </strong></span><span class="s2">a prática do estágio permitiu o aprimoramento de conhecimentos, técnicas e métodos no campo da psicologia clínica. O INFA, como uma Associação Civil Filantrópica sem fins lucrativos, oferece atendimento psicológico a pessoas em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de promover o protagonismo e a saúde mental dos atendidos. No entanto, assim como em outros contextos de estágio psicológico, observou-se que alguns pacientes encontram dificuldades de se engajar no acompanhamento. No entanto, não foi possível avaliar as razões específicas para essa ocorrência durante esse estágio. </span><span class="s1"><strong>Conclusão: </strong></span><span class="s2">este trabalho proporcionou à acadêmica experiência prática, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso de Psicologia. Além disso, possibilitou uma reflexão sobre os métodos e desafios enfrentados no contexto do atendimento psicológico, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal da discente.</span></p> Amanda Moreira Almeida Coelho, Mayara Cantuária da Silva, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Copyright (c) 2024 Amanda Moreira Almeida Coelho, Mayara Cantuária da Silva, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1001 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Clínica humanista III http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/989 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo: </strong></span><span class="s2">descrever a experiência na realização do estágio supervisionado da clínica-escola dentro da Abordagem Centrada na Pessoa. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos: </strong></span><span class="s2">estudo descritivo sobre o relato de experiência individual de uma acadêmica do curso de graduação em psicologia. Os atendimentos aconteceram uma vez na semana com duração de 50 minutos. </span><span class="s1"><strong>Resultados: </strong></span><span class="s2">acerca do que foi experienciado pela acadêmica, é válido ressaltar que ela teve a oportunidade de atender a duas adultas do sexo feminino, com queixas similares, vivenciando constantemente o sentimento de insuficiência diante de uma sociedade diversa que, frequentemente, estabelece padrões e estereótipos a serem seguidos; duas mulheres adultas e negras que se sentiram perdidas em meio a seus sentimentos, com dificuldade de lidar com as frustrações adquiridas no decorrer de suas vivências numa sociedade repleta de racismo e machismo. Presas em sentimentos negativos sobre elas mesmas, não se sentindo pertencentes a suas realidades, foi trabalhada as suas percepções sobre os sentimentos em relação às suas vivências e identidades. No decorrer dos atendimentos, era notória a evolução. Eles começaram a ter consciência sobre frustrações, medos e também estavam demonstrando ter mais autonomia. A acadêmica contribuiu com sua escuta empática, acolhendo devidamente sem julgamentos, quando foi estabelecida uma boa comunicação na relação terapêutica. Além disso, foram trabalhados o self ideal e o self real. </span><span class="s1"><strong>Conclusão: </strong></span><span class="s2">o objetivo do estágio foi alcançado com sucesso. Também é válido ressaltar a importância do estágio supervisionado para a formação acadêmica e o quanto a Abordagem Centrada na Pessoa pode ser enriquecedora numa clínica-escola.</span></p> Maria Clara Veríssimo Dias, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Maria Clara Veríssimo Dias, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/989 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Estágio supervisionado específico I - saúde mental pública http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/997 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo: </strong></span><span class="s2">relatar a experiência de atendimento em plantão psicológico por acadêmicos do curso de graduação em Psicologia, no estágio supervisionado específico I – Saúde Mental Pública no Instituto da Família. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos: </strong></span><span class="s2">trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos do curso de graduação em Psicologia, no período de agosto a novembro de 2023. Os acadêmicos foram encaminhados ao Instituto da Família no intuito de realizarem atendimentos com os adolescentes que participam da Guarda Mirim do município. Durante os atendimentos, eram disponibilizados alguns recursos lúdicos e educativos, a fim de criar um vínculo com o adolescente e facilitar a comunicação com eles. </span><span class="s1"><strong>Resultados: </strong></span><span class="s2">as atividades realizadas permitiram uma reflexão de suma importância sobre a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao lidar com os adolescentes. Durante essa vivência, foi possível analisar os métodos utilizados, bem como compreender as dificuldades enfrentadas, o contexto exposto e as vantagens evidentes ao trabalhar diretamente com eles. Surgiram alguns desafios, também, ao lidar com a demanda inicial, informada pela Guarda Mirim, que nem sempre correspondia àquela trazida pelos próprios adolescentes. Por outro lado, foi notável perceber que, apesar dessa divergência, os adolescentes conseguiam compreender positivamente as questões abordadas. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong></span><span class="s2"> os adolescentes demonstraram comprometimento e presença durante os atendimentos, mostrando-se dispostos a colaborar no que fosse necessário. Essa experiência foi enriquecedora para a vida profissional dos acadêmicos, expandindo a perspectiva ao analisar se determinada questão é, de fato, uma demanda do paciente. Foi possível compreender as dinâmicas entre os familiares, a Guarda Mirim e os próprios adolescentes, assim como os comportamentos individuais e as interações desses sujeitos com o meio social.</span></p> Allana Teixeira Nogueira, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Allana Teixeira Nogueira, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/997 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Relato de experiência: Instituto da Família http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/983 <p><strong>Objetivo: </strong>relatar a experiência na realização do estágio com adolescentes. <strong>Materiais e Métodos: </strong>o estágio foi realizado em uma instituição filantrópica, onde foram realizados atendimentos psicológicos com adolescentes enfrentando conflitos familiares e sociais. O estágio buscou oferecer suporte emocional, promover a resiliência e facilitar a comunicação entre os jovens e suas famílias, na construção de um espaço de acolhimento e entendimento para adolescentes em situação de vulnerabilidade. <strong>Resultados: </strong>os adolescentes demonstraram uma melhora na compreensão e manejo dos conflitos familiares e sociais, bem como um aumento na capacidade de expressar emoções e necessidades de maneira construtiva, relatos de diminuição dos conflitos familiares, conforme indicado por feedbacks dos tutores e adolescentes. Foi observada uma comunicação mais efetiva dentro das famílias, com diminuição nos níveis de conflitos. <strong>Conclusão: </strong>houve um aprimoramento significativo das habilidades práticas, um aumento da compreensão dos aspectos psicossociais envolvidos dos casos de adolescentes e um desenvolvimento pessoal. Esses fatores contribuíram para o desenvolvimento de habilidades psicossociais de forma significativa, conforme evidenciado pelos relatos dos adolescentes e tutores.</p> Railda Lopes da Silva e Silva Silva, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Railda Lopes da Silva e Silva Silva, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/983 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Atendimento psicológico no Instituto da Família (INFA) http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1007 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo: </strong></span><span class="s2">relatar a experiência vivenciada durante o atendimento no formato de plantão psicológico no Instituto da Família. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">trata-se de um relato de experiência descritivo, resultado do Estágio Supervisionado Específico I em Saúde Pública, realizado por acadêmicos do Curso de Psicologia de uma instituição privada de ensino. O estágio ocorreu entre os meses de agosto a novembro de 2023 em uma instituição que oferece serviços de saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os instrumentos utilizados incluíram escuta terapêutica, acolhimento, anamnese e elaboração de planos de ação para os encontros. Os atendimentos ocorreram semanalmente, seguindo a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental como base teórica. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">a partir da experiência dos estudantes, evidencia-se a importância do acesso aos serviços de psicologia para a população. Durante o estágio, foi realizado o atendimento de um homem adulto de 49 anos, com ensino fundamental incompleto e profissão autônoma. A partir do relato do paciente, constatou-se a significativa influência da religiosidade e do trabalho na sua personalidade e comportamento. </span><span class="s1"><strong>Conclusão: </strong></span><span class="s2">o estágio curricular em diferentes áreas é fundamental para a formação acadêmica, proporcionando aos estudantes a oportunidade de explorar diversos campos de atuação. Além disso, tem um impacto social relevante, proporcionando acesso a serviços de saúde mental para pessoas que, muitas vezes, não teriam essa oportunidade de outra forma.</span></p> Frank Ramirez Costa Silva, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Copyright (c) 2024 Frank Ramirez Costa Silva, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1007 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Estágio na Defensoria Pública e Instituto da FamÍlia em Janaúba MG http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/995 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo: </strong></span><span class="s2">compartilhar a rica experiência de estágio no curso de Psicologia, realizado na Defensoria Pública e no Instituto da Família de Janaúba-MG. Serão exploradas as nuances e aspectos dessa vivência, destacando a integração da bagagem teórica com a prática e seu impacto no aprendizado. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos: </strong></span><span class="s2">no contexto de psicoterapia breve, as técnicas de manejo repassadas pela supervisora foram essenciais. A abordagem incluiu triagem, enfatizando uma escuta atenta e acolhedora. Pontuar aspectos da demanda e oferecer aconselhamento, quando necessário e possível, foram práticas centrais. </span><span class="s1"><strong>Resultados: </strong></span><span class="s2">o estágio proporcionou uma valiosa aplicação prática dos conhecimentos teóricos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades clínicas e avaliativas. A interação entre clientes e profissionais judiciários fortaleceu habilidades de comunicação essenciais. Experienciar o funcionamento desses órgãos citados se tornou benéfico de várias maneiras, não por oferecer um senso tangível de impacto positivo, mas, também, por preparar para os desafios futuros. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">o estágio em questão emerge como uma oportunidade singular, transcendendo a mera aplicação prática dos conhecimentos acadêmicos. É uma jornada que além de estreitar a lacuna entre teoria e prática, esculpe profissionais de Psicologia mais capacitados, cientes da responsabilidade ética e social que acompanha a prática profissional. Essa vivência se revela como uma pedra fundamental, moldando a essência de nossa futura atuação na psicologia. </span></p> Higor Rafael Braz Soares, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Higor Rafael Braz Soares, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/995 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Atendimento em plantões psicológicos na saúde mental pública http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/976 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">relatar a experiência na realização de estágio no campo da saúde mental pública. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por acadêmica do curso de graduação em psicologia do décimo período, ao longo do segundo semestre de 2023, na Clínica Escola de Psicologia da Faculdade Funorte de Janaúba, conveniada à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no campus da mesma cidade. Na primeira etapa, para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada visita ao campus da UNIMONTES, com o objetivo de informar a disponibilidade de atendimentos e realizar agendamentos. Os atendimentos ocorreram no decurso do semestre na Clínica Escola, na modalidade de plantões psicológicos com terapia breve e focal para facilitar e orientar em situações de sofrimento pontual num total máximo de até quatro sessões. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">a experiência contribuiu para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos, possibilitou a reflexão sobre os desafios e as prerrogativas do atendimento com acadêmicos e servidores da educação pública. Uma das queixas foi sobre o cenário estressor, de alta cobrança e pouco acolhimento dentro das Universidades que, por vezes, ocasionam agravamentos da saúde mental. </span><span class="s1"><strong>Conclusão: </strong></span><span class="s2">a oportunidade de acolher em plantões psicológicos de forma breve possibilita a triagem para encaminhamentos ao atendimento clínico e a construção do projeto terapêutico para esses pacientes. Contribui, ainda, no desenvolvimento de habilidades necessárias à formação do profissional psicólogo.</span></p> Marta Roseli Soares, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Marta Roseli Soares, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/976 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Visita técnica ao presídio de segurança máxima: uma análise da estrutura e realidade carcerária em Francisco Sá, Minas Gerais http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/974 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">apresentar aos estudantes do curso de Direito uma perspectiva sobre a visita técnica ao presídio de segurança máxima de Francisco Sá-MG, destacando os relatos fornecidos pelos agentes penitenciários e os aspectos observáveis durante essa análise. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">trata-se de um relato de experiência realizado em novembro de 2023 pelos estudantes do curso de Direito, então cursando o 2º e 4º períodos. Além disso, foram empregadas referências bibliográficas, visando aprimorar a compreensão do tema em questão. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">a visita proporcionou uma compreensão da organização interna de um presídio de segurança máxima, incluindo sua hierarquia administrativa, grupos de apoio aos IPL’s (indivíduos privados de liberdade), os equipamentos utilizados para conter rebeliões, os grupos especializados presentes no ambiente prisional e o funcionamento dos regimes disciplinares internos. </span><span class="s1"><strong>Conclusão: </strong></span><span class="s2">a visita técnica proporcionou aos acadêmicos uma experiência singular e de grande relevância para a formação de futuros profissionais do Direito, como advogados, promotores, juízes e outros cargos correlatos, especialmente no campo criminal. Observou-se, também, durante a visita ao presídio, a evidente superlotação nas celas, conforme relatado pelo diretor da instituição. Destaca-se também a necessidade premente de melhorias, especialmente no contexto da Lei de Execuções Penais (Lei Nº 7.210).</span></p> Luiz Gustavo Santos Silva, Lucas D’Angelis Pires David, Líeton Borges de Souza, Ana Paula Nogueira Rocha Borges, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Luiz Gustavo Santos Silva, Lucas D’Angelis Pires David, Líeton Borges de Souza, Ana Paula Nogueira Rocha Borges, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/974 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Estágio supervisionado de psicologia na Instituto da família de Janaúba-MG http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/990 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo: </strong></span><span class="s2">relatar a experiência da vivência do estágio supervisionado específico I de Saúde Mental Pública, desempenhado pelos acadêmicos do curso de Psicologia da FUNORTE no Instituto da Família, localizado na cidade de Janaúba-MG. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos: </strong></span><span class="s2">para o desenvolvimento do estágio, foi realizado o acolhimento dos adolescentes e de seus responsáveis, a fim de realizar a anamnese e coletar dados pertinentes para a compreensão da história de vida de cada indivíduo. Os atendimentos foram realizados e programados dentro de suas subjetividades e demandas específicas, na modalidade de Plantão Psicológico. Foram utilizados recursos lúdicos, pois essas atividades possibilitaram-lhes a expressão de suas preocupações e seus conflitos. </span><span class="s1"><strong>Resultados: </strong></span><span class="s2">o estágio ofereceu uma observação sobre as dificuldades e vantagens de se realizar a prática em saúde mental pública de modo individual, colocando em execução os conhecimentos adquiridos, perante as supervisões e discussões de casos. Inicialmente, houve algumas dificuldades na aproximação com os adolescentes, que foi superada mediante a utilização dos materiais lúdicos, facilitando, assim, o atendimento e o estabelecimento de um bom vínculo. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">o estágio no Instituto da Família possibilitou a análise dos múltiplos contextos familiares. Os diversos conhecimentos e trocas de experiências realizadas com a professora supervisora se fizeram primordiais.</span></p> Maria Cecília Silveira Sant’ Ana, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Maria Cecília Silveira Sant’ Ana, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/990 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Saúde em rede: um relato de experiência http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1012 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">descrever a experiência vivenciada no âmbito da saúde mental na atenção primária básica do Sistema Único de Saúde, explorando o tema da saúde em rede. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">realizado no período de agosto a novembro de 2023, trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A abordagem da saúde em rede foi utilizada como estratégia para organizar as atividades das equipes, envolvendo discussões sobre temas contemporâneos. Um caso clínico foi empregado como representação para a equipe, permitindo a colaboração na identificação das medidas necessárias para a resolução do caso. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">inicialmente, os participantes assistiram à abordagem do tema e contribuíram de forma participativa. Posteriormente, apresentou-se um estudo de caso, incentivando a equipe a pensar coletivamente sobre a melhor forma de intervenção. Os participantes apresentaram alternativas positivas para lidar com famílias de baixa renda com muitos filhos, com o intuito de propor métodos contraceptivos para os usuários. Esse serviço desempenhou um papel crucial na capacitação da equipe, organizando o atendimento e garantindo que as necessidades dos usuários fossem atendidas de maneira efetiva. </span><span class="s1"><strong>Conclusão</strong>: </span><span class="s2">a compreensão da suma importância do psicólogo na atenção primária é evidente diante dessa experiência. Sua contribuição positiva para a rede reflete não apenas na preparação da equipe, mas, também, na capacitação necessária para oferecer um atendimento mais eficiente aos usuários. Destaca-se que essa prática não apenas aprimorou o ambiente de saúde em rede, como enriqueceu a formação acadêmica, proporcionando aos participantes uma visão prática e abrangente sobre a implementação de estratégias inovadoras na atenção primária à saúde.</span></p> Maressa Laís Cascalho dos Santos, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Copyright (c) 2024 Maressa Laís Cascalho dos Santos, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1012 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Abordagem humanista na atuação da clínica-escola de psicologia http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/996 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">descrever o acolhimento e o aconselhamento psicológico sob a perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos: </strong></span><span class="s2">a prática ocorreu na clínica-escola da Faculdade Funorte Janaúba/MG, todas às terças-feiras entre os meses de agosto e novembro, com início às 8h e término às 12h. Os atendimentos aconteceram no consultório clínico, com sessões com duração de 50 minutos, além da necessidade de evolução do prontuário e realização da supervisão clínica. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">a vivência na clínica, sob a perspectiva da abordagem humanista, possibilitou um novo olhar para além do setting terapêutico, ou seja, oportunizou olhar para si, entendendo que princípios, como a autenticidade, a compreensão empática e a aceitação incondicional desenvolvidos por Carl Rogers, são imprescindíveis na atuação do psicólogo. Além disso, a conduta, através da ACP, mostrou-se desafiante, visto que abordagens como a terapia cognitiva-comportamental e psicanálise tiveram prevalência durante os estágios clínicos, ocasionando estranheza nos acadêmicos que optaram pela humanista, o que se justifica pela conduta não-diretiva, que se difere das demais abordagens. Dessa forma, o estágio na abordagem humanista proporcionou uma nova percepção do fazer clínico. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">nessa perspectiva, elucidou-se que a atuação do psicólogo vai além das anotações e técnicas, sendo essencial que o cliente sinta-se acolhido<span class="Apple-converted-space"> </span>e compreendido pelo terapeuta e que haverá situações em que o silêncio do clinte poderá, sim, ser importante para seu desenvolvimento. Sendo assim, a ACP mostrou que o silêncio pode ter um significado, quando a escuta é verdadeira.</span></p> David Gabriel de Melo Souza, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 David Gabriel de Melo Souza, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/996 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Abordagem humanista na atuação da clínica-escola de psicologia http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/992 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">expor a experiência realizada na clínica-escola de Psicologia da Faculdade Funorte de Janaúba/MG, na visão da abordagem centrada na pessoa. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por um acadêmico no décimo período. O estágio teve início em agosto e foi concluído em dezembro de 2023. Na primeira etapa, foi realizado um estudo dos conceitos da abordagem centrada na pessoa, com o objetivo de maior familiarização e embasamento adequado para o início dos atendimentos. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">relata-se o caso de C., uma cliente do sexo feminino, sempre se expressando de forma agressiva e relatando angústia e nervosismo constantes nos seus relacionamentos. No caso, a criação de um vínculo forte foi fundamental devido a experiências anteriores de atendimento psicológico fracassadas. Com a utilização da abordagem centrada na pessoa, que enfatiza a compreensão empática como um dos pontos importantes, foi realizada uma escuta ativa e sensível, buscando compreender, o mais próximo possível, os sentimentos e significados pessoais que a cliente trazia. A partir desse entendimento, foi possível promover uma reflexão em busca de mudanças positivas, incentivando a autorreflexão sobre seus problemas e a promoção de autonomia diante o seu processo de mudança. Ao longo dos atendimentos, a cliente apresentou uma melhora visível no quadro de estresse e relatou avanços significativos na gestão dos conflitos com o genitor e o cônjuge, mesmo com esse curto período de acompanhamento psicológico. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">é essencial estudar a abordagem utilizada, visto que cada abordagem possui suas próprias singularidades e modo de atuação e, assim, conseguir atuar adequadamente sempre com foco no desenvolvimento do cliente. </span></p> Igor Gomes Teixeira, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Igor Gomes Teixeira, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/992 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 A importância do psicólogo na atuação primária à saúde http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1011 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong></span><span class="s2"> descrever a experiência vivenciada na atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), relacionada à saúde mental durante a campanha Setembro Amarelo. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">este estudo descritivo adotou o formato de relato de experiência, ocorrido em setembro de 2023 na Unidade Básica de Saúde (UBS) Veredas, localizada em Jaíba-MG. A atividade consistiu em uma roda de conversa intitulada "Setembro Amarelo: Uma Campanha Pela Sua Vida", conduzida por um psicólogo, que abordou a valorização da vida, identificação de sintomas de ansiedade e depressão, bem como medidas de prevenção de comportamentos suicidas. O evento foi direcionado à população e pacientes da UBS Veredas. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">os participantes demonstraram alto envolvimento durante a palestra, compartilhando experiências pessoais e manifestando sintomas de ansiedade e depressão, além de relatarem casos de tentativas de suicídio em contextos familiares. Diante dessas manifestações, foram realizadas intervenções imediatas e encaminhamentos adequados para mitigar danos e promover o bem-estar dos indivíduos em sofrimento psíquico. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">a presença do psicólogo na Atenção Primária é fundamental para uma abordagem integral e eficaz da saúde, considerando tanto as necessidades físicas quanto emocionais dos pacientes. Além disso, contribui significativamente para uma compreensão mais contextualizada e holística do indivíduo, fortalecendo a resiliência e a qualidade de vida. Assim, destaca-se a importância crucial desse profissional na promoção do cuidado e bem-estar da saúde mental da sociedade, visando a uma atenção integral à população atendida.</span></p> Márcia Cristina dos Reis Nunes, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Copyright (c) 2024 Marcia Cristina dos Reis Nunes, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1011 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Abordagem do setembro amarelo na atenção primária http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1002 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">relatar uma experiência voltada para a saúde mental e pública realizada na atenção primária à saúde, com ênfase no tema Setembro Amarelo. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">trata-se de uma análise descritiva do tipo relato de experiência conduzida pela acadêmica do curso de graduação em Psicologia da Faculdade Funorte, situada em Janaúba-MG. A prática foi realizada na atenção primária da cidade de Jaíba-MG. Durante o encontro realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS), Centro de Saúde II, com foco na livre demanda, foi abordado o tema do Setembro Amarelo. Apesar de o público majoritário ser composto por idosos, foi realizada uma dinâmica com o grupo utilizando balões e frases, proporcionando um momento de descontração para finalizar a atividade. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">o encontro facilitou a disseminação de conhecimento sobre o tema, abordando questões relevantes e de extrema importância. Além de discutir sobre o Setembro Amarelo e a prevenção do suicídio, foi enfatizada a importância do cuidado com a saúde mental. A dinâmica realizada permitiu criar um ambiente leve e descontraído para a discussão sobre saúde mental; também foi realizada a avaliação do conhecimento prévio dos participantes sobre o assunto. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">a experiência de estágio ofereceu ao acadêmico uma série de aprendizados e contribuições significativas para sua formação. O estágio ofereceu a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso de Psicologia, permitindo o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a capacidade de interagir com diferentes públicos, lidar com situações reais e complexas da saúde mental e pública, e praticar técnicas de intervenção adequadas ao contexto da atenção primária. </span></p> Maria Paula Pereira Freitas, Mayara Cantuária da Silva, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Copyright (c) 2024 Maria Paula Pereira Freitas, Mayara Cantuária da Silva, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1002 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Abordagem humanista na atuação da clínica-escola de psicologia http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/994 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo:</strong> </span><span class="s2">apresentar a vivência ocorrida na clínica-escola de Psicologia da Faculdade Funorte de Janaúba-MG, sob a perspectiva da abordagem centrada na pessoa. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos:</strong> </span><span class="s2">a experiência de estágio ocorreu durante os meses de agosto e novembro de 2023, realizada por um estudante do 10º período do curso de Psicologia. Nesse período, o estudante foi orientado sobre os princípios da abordagem centrada na pessoa. Inicialmente, foram estudados os conceitos fundamentais, tais como: empatia, aceitação incondicional e congruência. Durante os atendimentos, foram aplicadas técnicas adquiridas durante os estudos, sempre enfatizando a importância da confidencialidade e o respeito aos aspectos éticos inerentes a esse tipo de atendimento. </span><span class="s1"><strong>Resultados: </strong></span><span class="s2">a experiência no estágio na clínica-escola foi fundamental para aprimorar as habilidades terapêuticas. A prática constante permitiu um desenvolvimento significativo na compreensão empática do estagiário, ao ser desafiado a compreender profundamente as experiências e sentimentos dos clientes, promovendo uma conexão genuína. Ao estar plenamente presente durante as interações, o estudante absorveu as nuances das narrativas dos clientes, respondendo de maneira sensível e demonstrando um interesse autêntico em suas histórias. A transição para uma abordagem mais centrada no cliente, sem uma orientação explícita, inicialmente, gerou desconforto ao lidar com a falta de estrutura e direção. Essa mudança exigiu um ajuste significativo na prática clínica. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">experienciar outra abordagem dentro da psicologia pode ser enriquecedora e desafiadora. Ao mergulhar em uma nova perspectiva, novos desafios surgiram, como a não diretividade. No entanto, essa experiência proporcionou uma visão mais holística e centrada no cliente, aprimorando não apenas as habilidades técnicas, mas também a compreensão da riqueza da diversidade teórica na psicologia. </span></p> Higor Rafael Braz Soares, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Higor Rafael Braz Soares, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/994 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Ação educativa sobre o estágio em uma defensoria pública http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/985 <p class="Corpo" style="text-align: justify; line-height: normal;"><strong><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; color: #002060;">Objetivo: </span></strong><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">relatar a experiência de uma acadêmica de Psicologia no estágio supervisionado específico I – saúde mental pública. </span><strong><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; color: #002060;">Materiais e Métodos: </span></strong><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">trata-se de um estudo descritivo referente a prática realizada em uma Defensoria Pública na cidade de Janaúba-MG ocorrido entre os meses de agosto e novembro de 2023. Na primeira etapa foi feito o reconhecimento do espaço, realizado estudos relacionados ao fazer do psicólogo na defensoria e explicação acerca do funcionamento da prática de estágio. As atividades foram realizadas através de atendimentos com duração de 30 minutos, eram feitos orientações e encaminhamentos (caso necessário), além de supervisão e discussão de casos. </span><strong><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; color: #002060;">Resultados: </span></strong><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">com a prática foi possível realizar acolhimento, escuta e orientação psicológica aos assistidos, visto que muitos sequer já tiveram contato com o profissional dessa área; mediante isso, foi feito psicoeducação referente ao fazer do psicólogo. No entanto, muitos assistidos não engajaram aos atendimentos, o que gerou dificuldades. </span><strong><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; color: #002060;">Conclusão: </span></strong><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">o estágio possibilitou uma experiência de atendimento breve fora do âmbito clínico e de uma modalidade de atuação do psicólogo. Entretanto, a falta de engajamento dos pacientes tornou-se um fator negativo.</span></p> Maria Júnia Pinheiro de Oliveira, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota Copyright (c) 2024 Maria Júnia Pinheiro de Oliveira, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Benara Carla Barros Frota Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/985 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300 Atendimento de um caso de transtorno de ansiedade generalizado através da terapia cognitiva comportamental http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1005 <p class="p1"><span class="s1"><strong>Objetivo: </strong></span><span class="s2">relatar a experiência de acompanhamento em atendimento clínico de uma paciente com quadro de ansiedade grave. </span><span class="s1"><strong>Materiais e Métodos: </strong></span><span class="s2">durante os atendimentos, foram utilizadas diversas técnicas embasadas na Terapia Cognitivo-Comportamental, tais como Entrevista Psicológica Aberta, Análise Funcional, Psicoeducação sobre pensamentos e ansiedade, Registro de Pensamento Disfuncional, Ativação Comportamental e Questionamento de Pensamentos. </span><span class="s1"><strong>Resultados:</strong> </span><span class="s2">por meio das intervenções realizadas, a paciente pôde refletir sobre a veracidade de seus pensamentos e os efeitos que eles exerciam sobre seu comportamento e reações físicas. As técnicas de questionamento de pensamento e ativação comportamental resultaram em uma melhora significativa na reação da paciente diante das crises de ansiedade, possibilitando a retomada de pequenas atividades do cotidiano, como passear com seus filhos e retornar ao médico, além de reduzir a busca por atendimento médico. No entanto, o número limitado de atendimentos representou uma dificuldade para o desenvolvimento do caso. </span><span class="s1"><strong>Conclusão:</strong> </span><span class="s2">apesar do reduzido número de encontros, essa prática proporcionou ao acadêmico um aprofundamento em temáticas, como avaliação e tratamento do transtorno de ansiedade e do transtorno de pânico. Além disso, permitiu o treinamento na aplicação de aspectos básicos da Terapia Cognitivo-Comportamental, destacando a importância da integração entre teoria e prática na formação do profissional de Psicologia.</span></p> João Heitor Mendes, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Copyright (c) 2024 João Heitor Mendes, Mayara Cantuária da Silva, Robson Rocha de Souza, Janine Morais Pereira, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/humanidades/article/view/1005 Sun, 05 May 2024 00:00:00 -0300