Territorialização na atenção primária: um relato de experiência

Autores

  • Fabio Juneo Alves de Queiroz Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Janete Morais Alves de Jesus Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Lavínia Verdade Gonçalves Ramos Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Maria do Carmo Soares Dias Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Maria Fernanda Rodrigues Lima Estudante de Enfermagem do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil.
  • Airan Martins Silva Dantas Professor do Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil.

Palavras-chave:

Territorialização da atenção primária, Saúde, Sistemas de informação em saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do reconhecimento de uma área de saúde identificando  as suas potências e vulnerabilidades com o auxílio dos processos de territorialização. Materiais e Métodos: durante o mês de março, a equipe de acadêmicos do terceiro período de Enfermagem. Primeiramente avaliou o território, as microáreas e especificidades de uma Estratégia de Saúde da Família de um município norte-mineiro. Em decorrência disso, o grupo escolheu mapear e atualizar uma área, com a avaliação integral dos recursos socioeconômicos. A atualização foi viabilizada com a procura, no âmbito das ruas da microárea, por cada domicílio e pelas características sociais e econômicas do território. Com o auxílio dos agentes comunitários de saúde e do aplicativo digital integralizado do sistema de saúde, os discentes, também, tiveram acesso às demandas da população e puderam registrar em um croqui. Além disso, a equipe entrevistou um informante chave, morador antigo do bairro, a fim de obter dados acerca da história e das subjetividades da  construção do bairro. Resultados: a avaliação do território permitiu reconhecer as características socioeconômicas, culturais, geográficas e estruturais do espaço geográfico avaliado não somente como espaço físico estático, mas, também, dotado de processos sociais. Por fim, a compreensão de todo o cenário de saúde resultou na atualização dessa área específica de saúde do município. Conclusão: com o êxito da renovação territorial da microárea, os acadêmicos, munidos pela experiência positiva com o trabalho do enfermeiro e da equipe multiprofissional em saúde, aproximaram-se das demandas futuras, enquanto profissionais da enfermagem, de forma integral.

 

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

Queiroz, F. J. A. de, Jesus, J. M. A. de ., Ramos, L. V. G. ., Dias, M. do C. S. ., Lima, M. F. R. ., & Dantas, A. M. S. (2024). Territorialização na atenção primária: um relato de experiência. Bionorte, 13(Suppl.4). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br:80/revistas/index.php/bionorte/article/view/1049