Capacitação sobre o reconhecimento de sinais precoces do transtorno do espectro autista (tea): um relato de experiência
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Diagnóstico precoce, Atenção primária à saúdeResumo
Objetivo: relatar a experiência de uma intervenção com os profissionais de saúde sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência realizado em uma estratégia de saúde da família, na cidade de Montes Claros-MG, por acadêmicos do 6° e 7° períodos do curso de graduação em Enfermagem, em abril de 2023. Após a execução da consulta de puericultura, foi evidenciada a necessidade de sensibilizar os profissionais a respeito da transcendência do rastreamento precoce e eficaz do TEA. Dessa forma, foi elaborado um folheto educativo, contendo informações básicas sobre o tema e os sinais e sintomas característicos do transtorno e, então, realizada uma capacitação na unidade para os profissionais que comparareceram no dia estabelecido pelo grupo. Resultados: a abordagem em forma de capacitação possibilitou a qualificação dos profissionais presentes e contribuiu para a identificação prematura do distúrbio do neurodesenvolvimento em crianças. Tal ação favorece o diagnóstico precoce e a redução do risco dos sintomas mais graves do autismo. Conclusão: foi perceptível aos acadêmicos que esse método de capacitação se mostrou satisfatório e útil para as próximas consultas de puericultura, no que se refere à importância de se atentar aos mínimos indícios, o que viabiliza o encaminhamento para profissionais especializados e capacitados, a fim de assegurar o tratamento adequado à criança com TEA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aline Rodrigues Mendes, Caroline Xavier Gonçalves, Franciele Ferreira Silva, José Elson Amaral dos Santos, Larissa Gabriela Pereira Leão, Sarah Gabrielle Rodrigues Peixoto, Aline Pereira Fróis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.