Projeto plantar: um relato de experiência
Palavras-chave:
Educação ambiental, Alimentação saudável, Meio ambienteResumo
Objetivo: relatar a experiência ao abordar o meio ambiente no âmbito escolar. Materiais e Métodos: realizou-se uma visita a uma escola de ensino fundamental em Montes Claros-MG. Os temas foram abordados através de uma apresentação ministrada pelos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária dentro da disciplina de Projeto Integrador Meio Ambiente e Sustentabilidade, ressaltando a importância do diálogo sobre meio ambiente e sustentabilidade durante a formação. Abordou-se, também, sobre a importância das plantas para a saúde da coletividade, bem como para a sustentabilidade. Foi expostas as etapas aos alunos, de forma prática, as etapas do plantio de lápis ecológicos, que continham sementes. Ademais, solicitou-se uma avaliação da atividade pelos discentes envolvidos, bem como a necessidade do contínuo acompanhamento do plantio realizado. Resultados: observou-se o sucesso da atividade realizada. As crianças mostraram interesse em participar da atividade e entusiasmadas ao receber o lápis com a semente. Além disso, puderam explorar a natureza, compreender a importância dos nutrientes e se interessaram em aprender sobre agricultura e sustentabilidade. Em seguida, houve espaço para discutir abertamente sobre os conceitos que envolviam o projeto. Foi notória a compreensão dos alunos ao abordar a importância de se exercer o papel de cidadão responsável em relação ao meio ambiente, além de ser um dever cuidar dos recursos ambientais. Conclusão: o projeto proporcionou uma interação positiva entre acadêmicos e sociedade, por incentivar as crianças a criarem uma consciência ambiental, formando cidadãos mais responsáveis com o meio ambiente e a saúde alimentar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Cecília Siqueira de Lima, Camila Eduarda Beliski Dias, Carla Aparecida Prais Peixoto, Danielle Soares Farias, Larissa de Souza e Silva, Thalita Vitória Dias Oliveira, Janini Tatiane Lima Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.