Conservação da fauna e flora silvestres
Palavras-chave:
Conservação ambiental., Meio ambiente e sustentabilidade., Mídias sociais.Resumo
Objetivo: relatar a experiência de conscientizar sobre a conservação da fauna e flora silvestre por meio de ferramentas digitais. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de alunos do 3º período do curso de Medicina Veterinária de uma instituição de ensino superior da cidade de Montes Claros-MG, como parte da disciplina de Projeto Integrador Meio Ambiente e Sustentabilidade, no segundo semestre de 2022. Primeiramente foi realizada uma busca sobre o tema para posteriormente construir panfletos digitais e enquetes que seriam vinculados às redes sociais dos integrantes da equipe. Foram utilizadas imagens ilustrativas com animais silvestres e árvores nativas, principalmente de espécies ameaçadas de extinção, com o intuito de envolver os seguidores sobre a importância de conservar a fauna e a flora, preservar os habitats e não contribuir com o comércio ilegal, bem como mostrar os benefícios que essas práticas podem trazer para o futuro do meio ambiente. Resultados: em várias enquetes, tornou-se nítida a empatia que muitas pessoas têm com os animais, incluindo jovens que reproduzem o que lhes foi repassado quando crianças. No entanto, observaram-se dificuldades, uma vez que a maioria das enquetes foi visualizada, porém não respondida, o que pode ser entendido como desinteresse pelo assunto em foco. Mas, por meio das buscas realizadas na coleta de informações para a atividade, foi possível verificar que muito se tem abordado sobre a fauna e a flora nas mídias sociais. Conclusão: ressalta-se a importância do constante conhecimento e conscientização sobre a fauna e flora silvestres, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos sobre a problemática ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabrielle Gonçalves Bicalho, Geyciane Gonçalves Freitas, Jéssica Monique Nunes Soares, Rômulo Gabriel Pena Simplicio, Samira Eduarda Pereira Costa, Janini Tatiane Lima Souza Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.