BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE AS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA EM JANUÁRIA/MG
Palavras-chave:
Meio Ambiente, Efeito Estufa, JanuáriaResumo
A pesquisa objetiva analisar, de forma breve, as emissões de gases de efeito estufa em Januária/MG, de forma a entender o perfil de emissão desses gases e os seus possíveis impactos para o munícipio. Esse estudo pode ser qualificado como exploratório e bibliográfico, pois, inicialmente, se debruçou sobre a compreensão do tema por meio de busca e de leitura de artigos em periódicos e em revistas científicas (GIL, 2002). Além disso, o texto tem um viés quantitativo por utilizar um banco de dados secundários que é referência para estudos na área. Os dados são fornecidos pelo Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, o qual disponibiliza em seu site, dados municipais sobre as emissões de gases de efeito estufa, inclusive dividindo essa emissão por setores econômicos que se ligarem às atividades de Agropecuária, de Energia, Mudança de Uso da Terra e Floresta e de Resíduos (SEEG, 2021). Ainda, foram coletadas as informações dos anos de 2009 e 2019 e utilizado o método estatístico para organização, tratamento e mensuração das principais variáveis do estudo, a saber: taxa de crescimento das emissões de gases de efeito estufa de Januária/MG, segundo a atividade econômica e o volume (em tCO2e) de emissões de gases de efeito estufa de Januária/MG. O estudo apresentou um panorama das emissões de CO2 na cidade de Januária/MG. A verificação da grande participação das atividades econômicas ligadas à Mudança de Uso da Terra e Floresta na massa de emissão de CO2 no munícipio pode ser um alerta para a implantação de ações de acompanhamento para essas atividades que, rotineiramente, degradam os biomas nos quais se instalam, no caso da cidade, o Cerrado e a Caatinga.
Referências
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LEITE, V. P.; DEBONE, D.; MIRAGLIA, S. G. E. K. Emissões de gases de efeito estufa no estado de São Paulo: análise do setor de transportes e impactos na saúde. VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 143–153, 22 de dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.furg.br/?journal=vittalle&page=article&op=view&path[]=12220. Acesso em: 24 ago. 2021.
MATTEI, T. F.; CUNHA, M. S. Emissão de gases do efeito estufa no Brasil: análise de curto e longo prazo. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente - RAMA, Maringá, v. 14, n. 4, e8809, out./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/article/view/8809/6794. Acesso em: 24 ago. 2021.
NETO, B. S. Limitação da emissão de gases de efeito estufa, desmatamento e crescimento econômico no Brasil: uma análise prospectiva. COLÓQUIO – Revista do Desenvolvimento Regional, Taquara, v. 18, n. 4, out./dez. 2021. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/coloquio/article/download/2205/1356. Acesso em: 24 ago. 2021.
BESEN, M. R. et al. Práticas conservacionistas do solo e emissão de gases do efeito estufa no Brasil. Scientia Agropecuaria, Trujillo, v. 9, n. 3, p. 429-439, jul. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-99172018000300015. Acesso em: 24 ago. 2021.
SEEG. Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa. Download da Base de Dados de Municípios. 2021. Disponível em: http://seeg.eco.br/download. Acesso em: 24 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Júlia Souza Neves, Gabriel Jefferson Mendes Macedo, Max Rander Batista Ferreira, Telma Sousa Oliveira, Luan de Oliveira Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.