A CLASSIFICAÇÃO COMO “TERRORISMO” AOS ATOS PRATICADOS PRÓ MANIFESTANTE NO DIA 08 DE JANEIRO DE 2023, EM BRASÍLIA/DF
Palavras-chave:
atos terroristas, liberdade de expressão, manifestações pacíficas, tipificação do crime, Estado de Direito.Resumo
Analisar a classificação dos atos como terrorismo praticados pelos manifestantes no dia 08 de janeiro de 2023. Os materiais e métodos utilizados nesta pesquisa consistem em uma análise documental e bibliográfica sobre a classificação dos Analise dos atos praticados pelos manifestantes como "terrorismo" no episódio ocorrido em 08 de janeiro de 2023 em Brasília. Para a análise documental, foram utilizados, como fonte de dados, os documentos oficiais emitidos pelo governo sobre o episódio, tais como declarações, notas e comunicados à imprensa. Também foram utilizadas as reportagens e artigos de jornais e revistas que abordaram o tema. A análise bibliográfica utilizou livros, artigos acadêmicos e outras publicações que tratam da definição do crime de terrorismo e da questão da liberdade de expressão, democracia e estado de direito. A partir desses materiais, foi realizada uma análise crítica e reflexiva sobre as implicações jurídicas, políticas e sociais da classificação dos atos como "terrorismo", buscando compreender os diferentes pontos de vista em relação ao tema e as possíveis consequências para a sociedade e para o país. Diante do exposto, é possível concluir que a classificação dos atos praticados pelos manifestantes como “terrorismo” no episódio ocorrido em Brasília em janeiro de 2023 gerou um acalorado debate sobre a classificação de crimes e liberdade de expressão. Sejam os que defendem a classificação do ato como “terrorismo” ou os que questionam a rotulagem. É importante que a tipificação dos crimes de terrorismo seja discutida de forma ampla e democrática, levando em consideração diferentes perspectivas e implicações jurídicas, políticas e sociais. Instituições democráticas, como o Judiciário e o Ministério Público, devem agir de forma independente e imparcial para garantir que as investigações e os processos sejam conduzidos de acordo com a lei e os princípios democráticos. É importante lembrar que a liberdade de expressão é um direito fundamental. No entanto, para proteger os direitos e garantias fundamentais de todos os cidadãos e manter a ordem pública, a liberdade de expressão deve estar vinculada à lei e ser exercida com responsabilidade dentro de seus limites.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2021].
CAMAZANO, Priscila. Entenda os ataques golpistas de 8 de janeiro e seus desdobramentos. Folha de S.Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/02/entenda-os-ataques-golpistas-de-8-de-janeiro-e-seus-desdobramentos.shtml>. Acesso em: 23 de Maio 2023.
DA SILVA, Francisca Jordânia Freitas. Tratamento penal do terrorismo no Brasil. 2018.
L13260. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015 2018/2016/lei/l13260.htm>. Acesso em: 24 junho 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gleyciane Gonçalves da Silva, Thalia Rodrigues dos Santos, Ana Clara Moreira Da Silva, Rosivaldo da Silva Cardoso, Paulo Sérgio de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.