Uso excessivo da tecnologia e suas implicações para a capacidade cognitiva de crianças e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.53303/hmc.v12i2.1190Palavras-chave:
Internet, Tecnologia, Cognição, Crianças, Adolescentes, DesenvolvimentoResumo
Objetivo: tratar os impactos negativos que o uso excessivo de tecnologia pode provocar em crianças e adolescentes em uma esfera de qualidade de vida e desenvolvimento escolar. Materiais e Métodos: através da revisão integrativa da literatura das bases de dados “Google Acadêmico”, “CAPES Periódicos”, “Scielo” e “BVS” foram encontrados resultados que destacam o impacto do uso excessivo da tecnologia na qualidade de sono, foco educacional, saúde mental e cognição social. Resultados: 11 estudos científicos cumpriram os critérios de inclusão previamente estabelecidos e são datados do período 2018 - 2023. Esta revisão favoreceu uma visão abrangente sobre os desafios associados ao uso crescente de tecnologia por crianças e adolescentes, fornecendo recursos para a compreensão dos efeitos negativos e destacando a importância de estratégias educativas. Conclusão: é necessário abordagens educativas que busquem promover o uso consciente de aparelhos tecnológicos e reforcem a importância da supervisão parental como forma de intervenção preventiva para a segurança das crianças e adolescentes no meio virtual. Ademais, também foi observada uma influência de níveis socioeconômicos à acessibilidade e tempo de uso de tecnologias, principalmente na infância.
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