A liberdade de Estados e Municípios na adoção de medidas contra a pandemia de COVID-19
Palavras-chave:
Enfrentamento da COVID-19, Estados e municípios, Cenário pandêmicoResumo
Objetivo: salientar a importância que os estados e municípios têm no combate ao enfrentamento da Covid-19, pois, não é somente a União que possui competência para tal ação. Método: realizou-se a trabalho por meio de várias pesquisas bibliográficas, tendo como base as revistas científicas disponíveis na internet, a legislação e a jurisprudência do nosso país. Desse modo, foi feita uma análise crítica, comparando, e filtrando todos os dados encontrados nas fontes consultadas. Resultados: percebe-se que a centralização político-administrativa do Sistema de Saúde, por exemplo, prejudica o enfrentamento eficaz contra à covid-19 e a possível redução no número de infectados e de óbitos. Ademais, tal centralização afeta não somente o combate como também o preceito fundamental de direito à saúde da população. Considerações finais: é importante a integração entre os entes federados, sobretudo com respeito às atribuições e autonomia dos Estados e municípios, no combate ao novo coronavírus, de modo a preservar a saúde da população e minimizar os índices de óbitos e infectados.
Referências
BRASIL. Medida provisória nº 926, de 20 de março de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF.
BRASIL. STF. ADPF 672. Disponível em: https://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/ADPF672liminar.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.
MARINS, C.; PORTO, D.; BAPTISTA, S.; ESPINA, R. Brasil tem 2.080 mortes de covid em 24 h e ultrapassa 18 milhões decasos. VIVABEM UOL. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/06/22/covid-19-coronavirus-casos-mortes-22-de-junho.htm. Acesso em: 29 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jennyfer Alves Viana Carneiro, Stéffani Carolina Ferreira dos Santos, Cilene Freitas de Andrade, Paulo Henrique Silva Ferreira, Paulo Sérgio de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.