Atendimento clínico sob a óptica da análise do comportamento: um relato de experiência
Palavras-chave:
Psicologia, Atendimento Clínico, Behaviorismo Radical, Análise do ComportamentoResumo
Objetivo: relatar a experiência adquirida dos diversos aspectos comportamentais, emocionais e psicológicos que perpassam a vida do cliente de acordo com os princípios do Behaviorismo Radical da Ciência da Análise do Comportamento. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, descritivo e transversal. Desenvolvido por acadêmicos de Psicologia, no Estágio Supervisionado Específico Clínica III, no 2º semestre de 2021, realizado em uma Clínica Escola de Psicologia em Montes Claros–MG. Foram realizados atendimentos psicoterapêuticos com um cliente direcionado pela referida instituição. Utilizou-se a escuta psicológica, observação, anamnese, técnica de relaxamento, linha do tempo, técnica de dessensibilização sistemática, treino de assertividade, análise funcional dos relatos conciliados às técnicas e devolutiva. Resultados: por meio das análises funcionais realizadas, no âmbito macro e micro dos comportamentos, proporcionou-se ao cliente um espaço de autoconhecimento, reflexão e modificação de alguns comportamentos disfuncionais; identificação desses comportamentos; compreensão das contingências reforçadoras e/ou punitivas, entendendo a importância de acolhê-las, sejam agradáveis ou não, para que assim possam emitir comportamentos mais assertivos e desaparecer com os comportamentos que lhe causam sofrimento. Compreende-se que a experiência da realização de todos os processos propostos para este estágio e o trabalho desenvolvido puderam contribuir na apreensão dos eventos que ocorrem com o cliente, que resultam um melhor entendimento das diversidades situacionais existentes nos seus processos comportamentais e emocionais, que o movimentem a modificar, adquirir e emitir novos repertórios comportamentais. Conclusão: a Clínica Escola é um espaço de desenvolvimento que oferece aos acadêmicos a articulação entre o conhecimento teórico e a prática, que contribuem para uma formação profissional qualificada e beneficiam a sociedade, posto que torna acessíveis os serviços de psicologia a uma parcela da população que não teria condições de custear os atendimentos.
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