A importância do brincar na segunda infância: um relato de experiência
Palavras-chave:
Psicologia, Desenvolvimento Infantil, Jogos e BrinquedosResumo
Objetivo: relatar as experiências vivenciadas pelas acadêmicas do curso de Psicologia no Estágio Básico I, mediante a observação do desenvolvimento infantil na segunda infância no contexto familiar. Materiais e Métodos: para a avaliação do desenvolvimento físico, motor e cognitivo da criança, foram utilizados materiais lúdicos para interação (massa de modelar, tintas, jogos de memória, material para desenhos) de acordo com o que foi proposto nas descrições teóricas e práticas, tendo as provas piagetianas como recursos de referência. Buscou-se, com a utilização dessas ferramentas, compreender a importância do brincar perante a exploração do ambiente e do contato com o outro, levando em conta as habilidades e as competências da criança observada. Resultados: a criança apresenta desempenho motor esperado para sua idade. Ao realizar um desenho livre, a criança demonstrou segurança na desenvoltura dos traços e estrutura do animismo/realismo. Em relação às brincadeiras para observar o desenvolvimento físico, a criança também atingiu o esperado para sua faixa etária. No processo de avaliação cognitiva, observamos uma transição do pensamento concreto e egocêntrico para uma fase mais ampla. Conclusão: com base nas observações, durante a segunda infância, o brincar se constitui como elemento fundamental para o desenvolvimento da criança no aspecto físico, motor e cognitivo. Mais do que um momento de lazer, o brincar é um instrumento por meio do qual a criança pode se expressar, aprender e se relacionar com o ambiente em que está inserida.
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Copyright (c) 2022 Anna Clara Soares de Souza, Bárbara Gabrielly Soares Miranda, Kelly Cristina Lacerda de Oliveira, Vânia Barbosa Dourado, Danielle Ribeiro Cardoso
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