A importância da formação clínica na abordagem existencial-humanista
Palavras-chave:
Psicologia, Clínica, Existencialismo, HumanismoResumo
Objetivo: possibilitar ao acadêmico de Psicologia a aquisição de conhecimento teórico-prático, no tocante à clínica existencial-humanista. Materiais e Métodos: o presente estudo apresenta caráter descritivo, corte transversal e análise qualitativa, do tipo relato de experiência. O estágio se constituiu de duas partes, as supervisões ocorreram de forma remota e grupal, via plataforma Google Meet, e os atendimentos clínicos, presencialmente e individualmente, entre os meses de setembro e novembro de 2021, abarcando um total de quatro clientes. Foi realizado o alinhamento teórico com revisão bibliográfica e foram feitas as discussões dos casos clínicos, de modo a apresentar possíveis intervenções. A prática clínica teve como respaldo todo o arcabouço teórico-prático fornecido pelas supervisões. Resultados: observou-se nas verbalizações trazidas pelos clientes muitos conflitos atrelados a questões existenciais, tais como o sentido e propósito da vida, a angústia e vazio existencial. Diante disso, por meio da utilização da fenomenologia foram realizadas intervenções que se caracterizaram pelo retorno à essência, o que viabilizou aos clientes terem uma ampliação de consciência, uma vez que apresentaram uma visão mais genuína a respeito de si, o que, consequentemente, possibilitou-lhes fazer ressignificações, de modo a realizarem escolhas com mais autonomia e responsabilidade. Conclusão: diante do exposto, é perceptível que a formação clínica na abordagem existencial-humanista fornece subsídios sólidos, tendo em vista que capacita os acadêmicos para uma atuação profissional de excelência, ademais, possibilita-lhes enxergar o ser humano em sua integralidade e, assim, auxiliar os clientes a encontrarem um sentido para suas vidas.
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