Vivências de estágio na atenção primária à saúde
Palavras-chave:
Conhecimento, Psicologia, Unidade Básica em SaúdeResumo
Objetivo: relatar a experiência adquirida no conhecimento e vivência da prática acadêmica, aperfeiçoando o aprendizado dos acadêmicos do curso de psicologia no âmbito individual e coletivo da saúde mental. Materiais e Métodos: o estágio foi composto de supervisões teóricas e atividades práticas. As atividades foram realizadas em duplas ou de forma individual uma vez por semana, nas unidades básicas de saúde do município de Montes Claros/ MG. Os estudantes participaram da organização e realização de ações terapêuticas, acolhimento, visitas domiciliares, ações de educação em saúde, matriciamento e grupos terapêuticos, de modo a proporcionar um alinhamento teórico-prático ao do serviço da Psicologia na Atenção Primária à Saúde. Resultados: o estágio proporcionou grande aprendizado, pois permitiu aos acadêmicos e à equipe de saúde uma troca de conhecimentos e experiências relevantes, com a interação e o interesse nos diversos assuntos compartilhados. A variedade de ações desenvolvidas proporcionou ao estudante vivenciar, na condição de aprendiz, as diversas vertentes do trabalho do profissional da Psicologia no âmbito da saúde pública. Conclusão: percebe-se o quão necessária é a atuação do profissional psicólogo na atenção primária à saúde e o quanto se faz importante a experiência de estágio curricular, por permitir ao acadêmico desfrutar de ricas experiências e conhecimentos fundamentais, conciliando teoria e prática, de modo a ter uma melhor e mais completa formação profissional.
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Copyright (c) 2022 Lidiane de Lourdes da Costa, Maria Eduarda Barbosa Silva, Taiz Mendes Aguiar, Vitor Mateus Souza Martins, Anne Raissa Souza Dias Brante
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