Relato de experiência: manejo clínico e utilização de técnicas na abordagem psicanalítica
Palavras-chave:
Psicologia, Técnicas, PsicanáliseResumo
Objetivo: relatar a experiência da aprendizagem advinda do uso de técnicas psicanalíticas e o manejo nos atendimentos clínicos em Psicologia. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com corte transversal. A prática iniciou-se em setembro de 2021 e se estendeu até o mês de novembro do mesmo ano, sendo realizado um atendimento semanal com duração de 50 minutos. Os atendimentos foram conduzidos em uma Clínica Escola de Psicologia da cidade de Montes Claros-MG, em dia e horário estabelecidos, com presença de, pelo menos, um supervisor psicólogo. Para os atendimentos, foram utilizadas técnicas psicanalíticas, como a associação livre e a escuta flutuante, literatura psicanalítica e estudos de casos clínicos discutidos em supervisões semanais que serviram como base para a continuidade dos atendimentos e resolução das demandas apresentadas. Resultados: a experiência vivenciada a partir da aplicação das técnicas na prática clínica permitiu aos acadêmicos atendentes melhor domínio sobre as técnicas levando-os ao aperfeiçoamento durante a formação e provável segurança na utilização de técnicas durante o atendimento clínico na vida profissional. Constataram-se dificuldades relacionadas à teoria psicanalítica e suas técnicas e, sendo assim, a partir de cada sessão de atendimento e supervisão, foi possível analisar acerca do caso e sobre a melhor técnica e intervenção a ser aplicada, provocando reflexões e aprendizagens específicas para o atendimento clínico e atuação profissional. Conclusão: há possibilidades de aprofundamento sobre os processos existentes na clínica psicanalítica, o que permitiu aos acadêmicos atendentes melhor desenvoltura em relação ao atendimento clínico, como confiança e segurança, o que oportunizou a construção de uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernando Gabriel Oliveira Maia, Milena Rodrigues Alves, Renan Duarte Ferreira, Tamires Pereira Aquino, Maircon Rasley Gonçalves de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.