Importância da dinâmica de grupo no processo de seleção de pessoas: um relato de experiência
Palavras-chave:
Seleção de pessoas, Seleção de Pessoal, PsicologiaResumo
Objetivo: relatar a experiência ao vivenciar a prática de gestão de pessoas a partir das disciplinas estudadas em Psicologia, bem como conhecer o processo de seleção de pessoas para a vaga de serviços gerais de uma instituição de ensino privada. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência. A primeira etapa do processo seletivo ocorreu com sete candidatos. No início, os candidatos preencheram um questionário semiestruturado em folha A4 contendo perguntas abertas sobre suas experiências e vivências de trabalho. Posteriormente, com o intuito de conhecer os candidatos, no formato de dinâmica “quebra-gelo”, foi solicitado que falassem sobre eles de forma breve e, ao final, dissessem com qual animal mais se identificaria. Em seguida, os sete candidatos foram divididos em dois grupos para a realização da dinâmica do Balão Furado, com o intuito de avaliar algumas habilidades de cada um. Nessa tarefa, foram utilizadas folhas A4 e canetas para anotações. Resultados: foi possível perceber que os candidatos puderam se sentir à vontade participando do processo seletivo. A dinâmica inicial de quebra-gelo contribuiu para esse resultado, deixando-os mais familiarizados com a ocasião. Durante a última dinâmica, houve envolvimento e participação de todos, de forma extrovertida e sem tensões. Ao final do processo seletivo, houve um momento de discussão entre a supervisora e os acadêmicos para melhor selecionar o candidato que se adequaria à vaga de serviços gerais. Conclusão: essa experiência possibilitou a associação dos conteúdos estudados em sala de aula com a prática de gestão de pessoas. Percebeu-se que a dinâmica de grupo propicia uma experiência harmônica e satisfatória aos candidatos durante processos seletivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Flávia Yane Alves Oliveira, Maria Clara Silva Souza, Natan Souza Lopes, Cyntia Rivânia Sobrinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.