Introdução a clínica psicanalítica: relato de experiência
Palavras-chave:
Psicologia, Psicanálise, Ensino, AprendizagemResumo
Objetivo: relatar a experiência ao relacionar e apresentar as vivências de uma prática clínica no atendimento a clientes com demandas específicas cuja linha de estudo e intervenção foi a teoria psicanalítica de fase introdutória. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de vivências no estágio clínico em Psicologia de abordagem psicanalítica, ocorrido na Clínica Escola de Psicologia de uma instituição de Ensino Superior do norte do estado de Minas Gerais, realizada no período de agosto a novembro de 2021, quando, vários temas foram abordados no decorrer dos atendimentos, como a identificação da estrutura diagnóstica e a livre associação. Foram trabalhadas técnicas, como entrevistas preliminares, associação livre, sigilo do atendimento, ética profissional, escuta psicológica, transferência, aspectos do inconsciente e a retificação subjetiva sendo temas introdutórios de intervenção em Psicanálise. Resultados: a experiência vivenciada no decorrer do estágio da clínica psicanalítica possibilitou maior conhecimento diante da abordagem relacionando com a teoria, o que permitiu conhecimento no manejo da prática clínica, sendo fundamental para se chegar ao êxito no atendimento a demandas de ordem do sofrimento mental. Gerou-se aprendizado a partir da atuação do psicólogo e suas possíveis contribuições nesse espaço, através de supervisões, investigações, questionamentos, reflexões e estabelecimento de relações quando aconteciam discussões de casos e orientações na condução dos atendimentos. Medos e receios perpassaram os sentidos dos acadêmicos principalmente aqueles que chegaram à Clínica Escola para o primeiro atendimento. Conclusão: constatou-se que, durante o processo de ensino-aprendizagem, correlacionando teoria e prática, foi possível perceber o desenvolvimento da autonomia, abstração de saberes e conhecimentos específicos para a formação do profissional psicólogo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Kelber Castro Lopes Silva, Lucas dos Reis Oliveira Silva, Raí Peterson Veloso Almeida, Weslley Henrique Veloso Siqueira, Maircon Rasley Gonçalves de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.