Estudo de viabilidade econômico-financeira para a implantação de um circuito turístico no Rio São Francisco partindo da cidade de Pirapora (MG)

Autores

  • Francyellen Santos de Souza Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco - FACFUNAM, Pirapora-MG
  • Graicy Kelly Araújo Dias Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco - FACFUNAM, Pirapora-MG
  • Wendell Cleyton Rodrigues Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco - FACFUNAM, Pirapora-MG
  • Mara Junia Soares de Souza Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco - FACFUNAM, Pirapora-MG
  • Luan de Oliveira Queiroz Faculdade de Tecnologia Alto Médio São Francisco - FACFUNAM, Pirapora-MG

Palavras-chave:

Viabilidade econômica, Turismo, Rio São Francisco

Resumo

Objetivo: realizar um estudo de viabilidade econômica e financeira para a implantação de um circuito turístico, denominado Velho Chico, partindo da cidade de Pirapora-MG. Método: este estudo pretendeu analisar a viabilidades de um projeto de turismo fluvial no trecho navegável do Rio São Francisco, que compreende os municípios de Pirapora, Buritizeiro, Barra do Guaicuí e Ibiaí. A abordagem dos dados coletados foi realizada na perspectiva quantitativa e qualitativa, partindo da análise e interpretação das informações obtidas dos principais bancos de informações existentes em Pirapora e no país, a saber, Prefeitura Municipal de Pirapora, Empresa de Turismo de Pirapora (EMUTUR), Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), comerciantes e empreendedores locais, através de associações comerciais. Resultados: neste trabalho, abordou-se o estudo de viabilidade econômico-financeira como ferramenta para analisar se o negócio em questão poderá ser lucrativo ou não, com base nas informações disponíveis. Conclusão: com as informações desses indicadores, constatou-se que há viabilidade de abertura de uma empresa de circuito turístico em Pirapora-MG.

Referências

ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2008.

BRANDÃO, C. R. Identidade e Etnia. São Paulo, Brasiliense, 1986.

BRASIL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Hidrovia do São Francisco. 2019. Disponível em: http://www.dnit.gov.br/hidrovias/hidrovias-interiores/hidrovia-do-saofrancisco. Acesso em: 24 jun. 2019.

CRUZ, R. C. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2000.

DENCKER, A. F. M. Pesquisa em Turismo: planejamento, métodos e técnicas. São Paulo: Futura, 2007.

DINIZ, D.; SILVA, B. A.; MOTA, I. P. B. Pirapora: um porto na história de Minas. Belo Horizonte: PUC – MG, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. - São Paulo: Atlas, 1999.

GONÇALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/defaultcd2010.asp?o=4&i=P. Acesso em: 18 ago. 2019.

MACHADO, F. M. Navegação no Rio São Francisco. Rio de Janeiro: Top books, 2000.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAPORA. Plataforma Data Viva. 2019. Disponível em: http://www.dataviva.info/pt/about/. Acesso em: 03 out. 2019.

SANTOS, Ralph José Neves dos. A trajetória de desenvolvimento do município de Pirapora: dos vapores ao turismo. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/PPGDS, 2017.

SUGUIO, K. Água. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2006.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1995.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Souza, F. S. de ., Graicy Kelly Araújo Dias, Wendell Cleyton Rodrigues, Mara Junia Soares de Souza, & Luan de Oliveira Queiroz. (2022). Estudo de viabilidade econômico-financeira para a implantação de um circuito turístico no Rio São Francisco partindo da cidade de Pirapora (MG). Humanidades (Montes Claros), 11(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br:80/revistas/index.php/humanidades/article/view/4