Estudo de viabilidade econômico-financeira para a implantação de um circuito turístico no Rio São Francisco partindo da cidade de Pirapora (MG)
Palavras-chave:
Viabilidade econômica, Turismo, Rio São FranciscoResumo
Objetivo: realizar um estudo de viabilidade econômica e financeira para a implantação de um circuito turístico, denominado Velho Chico, partindo da cidade de Pirapora-MG. Método: este estudo pretendeu analisar a viabilidades de um projeto de turismo fluvial no trecho navegável do Rio São Francisco, que compreende os municípios de Pirapora, Buritizeiro, Barra do Guaicuí e Ibiaí. A abordagem dos dados coletados foi realizada na perspectiva quantitativa e qualitativa, partindo da análise e interpretação das informações obtidas dos principais bancos de informações existentes em Pirapora e no país, a saber, Prefeitura Municipal de Pirapora, Empresa de Turismo de Pirapora (EMUTUR), Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), comerciantes e empreendedores locais, através de associações comerciais. Resultados: neste trabalho, abordou-se o estudo de viabilidade econômico-financeira como ferramenta para analisar se o negócio em questão poderá ser lucrativo ou não, com base nas informações disponíveis. Conclusão: com as informações desses indicadores, constatou-se que há viabilidade de abertura de uma empresa de circuito turístico em Pirapora-MG.
Referências
ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2008.
BRANDÃO, C. R. Identidade e Etnia. São Paulo, Brasiliense, 1986.
BRASIL. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Hidrovia do São Francisco. 2019. Disponível em: http://www.dnit.gov.br/hidrovias/hidrovias-interiores/hidrovia-do-saofrancisco. Acesso em: 24 jun. 2019.
CRUZ, R. C. Política de turismo e território. São Paulo: Contexto, 2000.
DENCKER, A. F. M. Pesquisa em Turismo: planejamento, métodos e técnicas. São Paulo: Futura, 2007.
DINIZ, D.; SILVA, B. A.; MOTA, I. P. B. Pirapora: um porto na história de Minas. Belo Horizonte: PUC – MG, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. - São Paulo: Atlas, 1999.
GONÇALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.sidra.ibge.gov.br/cd/defaultcd2010.asp?o=4&i=P. Acesso em: 18 ago. 2019.
MACHADO, F. M. Navegação no Rio São Francisco. Rio de Janeiro: Top books, 2000.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAPORA. Plataforma Data Viva. 2019. Disponível em: http://www.dataviva.info/pt/about/. Acesso em: 03 out. 2019.
SANTOS, Ralph José Neves dos. A trajetória de desenvolvimento do município de Pirapora: dos vapores ao turismo. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social/PPGDS, 2017.
SUGUIO, K. Água. Ribeirão Preto: Editora Holos, 2006.
TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francyellen Santos de Souza, Graicy Kelly Araújo Dias, Wendell Cleyton Rodrigues, Mara Junia Soares de Souza, Luan de Oliveira Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.