Plantando esperança: relato de experiência sobre ações de combate à fome e consumo consciente de alimentos
Palavras-chave:
Combate à fome, Projeto social, Alimentos orgânicosResumo
Objetivo: contribuir no combate à fome da região norte do estado de Minas Gerais e incentivar o consumo consciente de alimentos, através de ações desenvolvidas num projeto intitulado “Plantando Esperança”. Materiais e Métodos: trata-se de estudo do tipo relato de experiência, que apresenta práticas e experiências vivenciadas por acadêmicos do curso de Administração, realizadas com foco nas comunidades que vivem ao redor da Fazenda Globo, no município de Januária, norte de Minas Gerais. Para incentivar o plantio sustentável e combate à fome, foi desenvolvido um folder autoexplicativo para a sensibilização dos moradores e demonstração da importância da colaboração mútua das famílias. Foi realizado, ainda, o plantio de uma horta com hortaliças, legumes e verduras pela equipe. Resultados: foram distribuídos panfletos para 30 famílias da região, entre elas 18 quilombolas. Sementes foram anexadas aos panfletos para incentivar o plantio da própria horta. O cumprimento do cronograma de cuidado da horta foi eficaz e esta segue em crescimento. Assim que possível a colheita, os moradores mais necessitados serão contemplados com os alimentos. Conclusão: o projeto despertou nos moradores o desejo de continuarem plantando hortas nas suas residências para que, assim, possam garantir o sustento de suas famílias em tempos difíceis, especialmente vivenciados com a pandemia.
Referências
ADAS, Melhem.A Fome:crise ou escândalo. 31ª impressão. São Paulo: Moderna, 1998. 103 p. (II).
BRASIL.Conferência Nacional dos Bispos do. Documentos da CNBB-69.Exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome:"alimento dom de Deus e direito de todos". 6ª ed. São Paulo: Paulinas, 2002. 30 p.
SILVA, F. R. F. Gênero, agroecologia e economia solidária: estudo de caso do grupo de mulheres do Acampamento Recanto da Natureza em Laranjeiras do Sul-PR. Desenvolvimento e Meio Ambiente,Curitiba, v.39, p.115-132, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Laura Adriana Ribeiro Lopes, Dilermando Igor Alves Vieira, Fabrício Aparecido Soares Silva, Heline dos Santos Martins, Sarah Soares Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.