Monitoria em direitos humanos, responsabilidade social e educação étinico-racial: um de relato de experiência
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Educação Étnico-Racial, Projeto IntegradorResumo
Objetivo: averiguar a eficácia ou não do processo ensino e aprendizagem, um exercício contínuo e diário no ato de educar em relação aos monitores, estudantes e docentes. Materiais e Métodos: as atividades da monitoria consistiram nas seguintes etapas: 1ª etapa: formação do grupo de trabalho por meio de leituras sobre Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Educação Étnico-racial; 2ª etapa: averiguação de estudantes com dificuldades e interesse na monitoria da disciplina “Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Educação Étnico-racial/Meu papel na consciência e responsabilidade social de onde vivo” e formação de grupo de estudo; 3ª etapa: estudo dos textos propostos pela monitoria acerca da temática; 4ª etapa: participação em eventos científicos, apresentando relatos de experiência da monitoria; 5ª etapa: avaliação das atividades da monitoria pelos estudantes participantes e acolhimento de sugestões; 6ª etapa: avaliação das atividades executadas pela monitoria e elaboração do relatório final. Relato: o objetivo da monitoria consistiu em criar condições para a iniciação da prática da docência, através de atividades de natureza pedagógica, desenvolvendo habilidades e competências próprias dessa atividade por meio da temática da disciplina. Para isso, atentou-se à época em que se vivia, ou seja, com uma pandemia que inviabilizava algumas situações e atitudes e fez-se necessário pensar estratégias para alcançá-los. A execução da monitoria incentivou o acompanhamento das atividades e conteúdos da disciplina, proporcionando a efetivação do processo ensino e aprendizagem. Considerações finais: foi possível estabelecer diálogos e concretizar a partilha de conhecimentos e saberes pensando questões profundas sobre a temática da disciplina em questão.
Referências
BRASIL. Lei nº 10.639/ 03, de 09 de janeiro de 2003. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 14 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.288/10, de 20 julho de 2010. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 14 set. 2021.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
FACULDADE DE TECNOLOGIA ALTO MÉDIO SÃO FRANCISCO. Edital para seleção de monitoria acadêmica voluntária – 02/2021. Pirapora, 23 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Franciele dos Santos, Giulliane Lopes de Barros, Filomena Luciene Cordeiro Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.