A relevância do poder de controle na sociedade anônima ao longo das mudanças no cenário jurídico
Palavras-chave:
Sociedade anônima, Poder de controle, Cenário JurídicoResumo
Objetivo: analisar acerca da seguinte questão: qual a importância de se ter previsto na legislação o controle exercido nas sociedades anônimas? Método: de forma que tal análise foi realizada mediante a legislação vigente e revogada, assim como em artigos encontrados no site da SIENTIA JURIS. Resultados: as sociedades anônimas têm de grande importância para o cenário brasileiro, principalmente por conta de seu capital, em que não se tem a necessidade de ser apenas um sócio exclusivo, podendo qualquer pessoa participar desse tipo de companhia. Conclusão: desse modo, percebe-se uma precariedade na legislação em não tratar sobre o poder de controle de forma expressa para que os acionistas controladores tenham plena ciência de que seus atos podem gerar para si responsabilidade advinda de sua atuação, justamente para que não fique subtendida sua responsabilidade em face da companhia e da comunidade que ela integra.
Referências
BRASIL. Lei N º6404, de 15 de dezembro de 1976. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 27 maio 2021.
BRASIL. Lei Nº5869, de 11 de janeiro de 1973 (revogado), disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5869impressao.htm. Acesso em: 27 maio 2021.
COMPARATO, Fábio Konder. O poder de controle na sociedade anônima, 3a ed. rev. atual., Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thais Henrique da Silva Medrado, Vanusa Batista dos Santos, Luciana Viana Pereira Frota, Júlia Ferreira Lima, Luciana Antunes Neves Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.