Abordagem humanista na atuação da clínica-escola de psicologia
relato de experiência
Resumo
Objetivo: apresentar a vivência ocorrida na clínica-escola de Psicologia da Faculdade Funorte de Janaúba-MG, sob a perspectiva da abordagem centrada na pessoa. Materiais e Métodos: a experiência de estágio ocorreu durante os meses de agosto e novembro de 2023, realizada por um estudante do 10º período do curso de Psicologia. Nesse período, o estudante foi orientado sobre os princípios da abordagem centrada na pessoa. Inicialmente, foram estudados os conceitos fundamentais, tais como: empatia, aceitação incondicional e congruência. Durante os atendimentos, foram aplicadas técnicas adquiridas durante os estudos, sempre enfatizando a importância da confidencialidade e o respeito aos aspectos éticos inerentes a esse tipo de atendimento. Resultados: a experiência no estágio na clínica-escola foi fundamental para aprimorar as habilidades terapêuticas. A prática constante permitiu um desenvolvimento significativo na compreensão empática do estagiário, ao ser desafiado a compreender profundamente as experiências e sentimentos dos clientes, promovendo uma conexão genuína. Ao estar plenamente presente durante as interações, o estudante absorveu as nuances das narrativas dos clientes, respondendo de maneira sensível e demonstrando um interesse autêntico em suas histórias. A transição para uma abordagem mais centrada no cliente, sem uma orientação explícita, inicialmente, gerou desconforto ao lidar com a falta de estrutura e direção. Essa mudança exigiu um ajuste significativo na prática clínica. Conclusão: experienciar outra abordagem dentro da psicologia pode ser enriquecedora e desafiadora. Ao mergulhar em uma nova perspectiva, novos desafios surgiram, como a não diretividade. No entanto, essa experiência proporcionou uma visão mais holística e centrada no cliente, aprimorando não apenas as habilidades técnicas, mas também a compreensão da riqueza da diversidade teórica na psicologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Higor Rafael Braz Soares, Janine Morais Pereira, Robson Rocha de Souza, Mayara Cantuária da Silva, Elen Lorena Lopes Silva Roque, Benara Carla Barros Frota Frota
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.