Abordagem humanista na atuação da clínica-escola de psicologia
relato de experiência
Resumo
Objetivo: descrever o acolhimento e o aconselhamento psicológico sob a perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Materiais e Métodos: a prática ocorreu na clínica-escola da Faculdade Funorte Janaúba/MG, todas às terças-feiras entre os meses de agosto e novembro, com início às 8h e término às 12h. Os atendimentos aconteceram no consultório clínico, com sessões com duração de 50 minutos, além da necessidade de evolução do prontuário e realização da supervisão clínica. Resultados: a vivência na clínica, sob a perspectiva da abordagem humanista, possibilitou um novo olhar para além do setting terapêutico, ou seja, oportunizou olhar para si, entendendo que princípios, como a autenticidade, a compreensão empática e a aceitação incondicional desenvolvidos por Carl Rogers, são imprescindíveis na atuação do psicólogo. Além disso, a conduta, através da ACP, mostrou-se desafiante, visto que abordagens como a terapia cognitiva-comportamental e psicanálise tiveram prevalência durante os estágios clínicos, ocasionando estranheza nos acadêmicos que optaram pela humanista, o que se justifica pela conduta não-diretiva, que se difere das demais abordagens. Dessa forma, o estágio na abordagem humanista proporcionou uma nova percepção do fazer clínico. Conclusão: nessa perspectiva, elucidou-se que a atuação do psicólogo vai além das anotações e técnicas, sendo essencial que o cliente sinta-se acolhido e compreendido pelo terapeuta e que haverá situações em que o silêncio do clinte poderá, sim, ser importante para seu desenvolvimento. Sendo assim, a ACP mostrou que o silêncio pode ter um significado, quando a escuta é verdadeira.
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