Avaliação da produtividade de genótipos de sorgo

Autores

  • João Vitor Araújo Ananias Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Daniel Ananias de Assis Pires Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Marielly Maria Almeida Moura Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Renê Ferreira Costa Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Otaviano Souza Pires Neto Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE

Resumo

Para o desenvolvimento da pecuária brasileira é necessário que se melhore os índices zootécnicos que são considerados baixos, sendo necessária a aplicação de tecnologias de produção de volumoso de qualidade. Através da alta produtividade e resistência ao clima mais seco e a solos menos férteis, o sorgo se destaca como uma das espécies forrageiras mais usadas em climas mais secos para produção de volumoso. Com a grande demanda de materiais de melhor qualidade, surgiu a demanda de novos genótipos de sorgo, com isso Embrapa milho e Sorgo têm visado a introdução de genótipos com potencial de rendimento e tolerância a condições de estresses para a planta sem afetar a produção. Dessa forma, objetivou-se com esse trabalho avaliar a produção de matéria verde e matéria seca de diferentes genótipos de sorgo.

Referências

CARVALHO, L. F.; MEDEIROS FILHO, S.; ROSSETTI, A. G.; TEÓFILO, E. M. Condicionamento osmótico em sementes de sorgo. Revista Brasileira de Sementes, Londrina, v. 22, n. 1, p. 185-192, 2000.

CRUZ, S. S. Características agronômicas e nutricionais de genótipos de sorgo. 2014. 52 p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Universidade Estadual de Montes Claros, Janaúba, Minas Gerais, Brasil, 2014.

FERREIRA, D. F. SISVAR: a computerstatisticalanalysis system. Ciência e Agrotecnologia, v. 35, n. 6, p. 1039-1042, 2011.

Downloads

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Ananias, J. V. A. ., Pires, D. A. de A. ., Moura, M. M. A. ., Costa, R. F. ., & Neto, O. S. P. . (2022). Avaliação da produtividade de genótipos de sorgo. Bionorte, 9(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/155