Qualidade da reensilagem de sorgo sem e com aditivo microbiano

Autores

  • João Vitor Araújo Ananias Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Daniel Ananias de Assis Pires Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Marielly Maria Almeida Moura Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Renê Ferreira Costa Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Otaviano Souza Pires Neto Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Elaine Bevilacqua Eleuterio Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE

Resumo

A silagem surgiu como uma alternativa de conservação de alimento para ser utilizada posteriormente, sem que o alimento perca sua qualidade nutricional. Muitas propriedades que utilizam esse recurso pertencem a regiões com chuvas concentradas em determinadas épocas do ano e o resto do ano ficam sem chuvas, onde nessas situações a silagem de sorgo é de extrema importância para manter os animais. Pequenos produtores que possuem propriedades pequenas não conseguem produzir seu próprio alimento, tendo então a alternativa de comprá-lo fora e reensilar na propriedade. O objetivo principal do uso de inoculantes microbianos é impedir que haja crescimento de microrganismos aeróbios, inibindo assim a degradação das proteínas, uso dos açucares remanescentes, e perdas de matéria seca. Com base no exposto, objetivou-se por meio deste trabalho avaliar a qualidade da “reensilagem” de sorgo com e sem aditivos em diferentes tempos de abertura.

Referências

AOAC. ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTIS. Official methods of analysis.13 ed. p. 1015, 1980

DETMANN, E.; SOUZA, M. A.; VALADARES FILHO, S. C.; QUEIROZ, A. C.; BERCHIELLI, T. T.; SALIBA, E. O. S.; AZEVEDO, J. A. G. (Eds.). Métodos para análise de alimentos. Visconde do Rio Branco: Suprema, 2012.

ZOPOLLATO, M.; DANIEL, J. L. P.; NUSSIO, L. G. Aditivos microbiológicos em silagens no Brasil: revisão dos aspectos da ensilagem e do desempenho de animais. Revista Brasileira Zootecnia, v. 38, p. 170-189, 2009 (supl. especial).

Downloads

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Ananias, J. V. A. ., Pires, D. A. de A. ., Moura, M. M. A. ., Costa, R. F. ., Neto, O. S. P. ., & Eleuterio, E. B. . (2022). Qualidade da reensilagem de sorgo sem e com aditivo microbiano. Bionorte, 9(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/164