Valor nutricional da reensilagem de sorgo sem e com aditivo microbiano

Autores

  • João Vitor Araújo Ananias Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Daniel Ananias de Assis Pires Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Marielly Maria Almeida Moura Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Renê Ferreira Costa Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Otaviano Souza Pires Neto Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
  • Elaine Bevilacqua Eleuterio Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE

Resumo

A produção de silagem é uma forma de armazenar alimento para os animais, podendo ser utilizado para a mantença desses no período das secas, onde a oferta de alimento é pouco, além de ser de baixa qualidade. A falta de planejamento ou devido ao ambiente muitas vezes leva o produtor a comprar o alimento para seu rebanho fora da sua propriedade. A compra de silagem em grande quantidade em alguns casos requer a reensilagem para o fornecimento posterior para diminuir os gastos com o transporte. Com isso, objetivou-se com esse trabalho avaliar a qualidade e o valor nutricional da “reensilagem” de sorgo com e sem aditivos em diferentes tempos de abertura.

Referências

PESCE, D. M. C., GONCALVES, L. C., RODRIGUES, J. A. S., RODRIGUEZ, N. M., BORGES, I. Análise de Vinte Genótipos de Sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench), de Porte Médio e Alto, Pertencente ao Ensaio Nacional. Revista Brasileira Zootecnia, p. 978-987, 2000.

ZOPOLLATO, M.; DANIEL, J. L. P.; NUSSIO, L. G. Aditivos microbiológicos em silagens no Brasil: revisão dos aspectos da ensilagem e do desempenho de animais. Revista Brasileira Zootecnia, v.38, p.170-189, 2009.

Downloads

Publicado

2022-03-18

Como Citar

Ananias, J. V. A. ., Pires, D. A. de A. ., Moura, M. M. A. ., Costa, R. F. ., Neto, O. S. P. ., & Eleuterio, E. B. . (2022). Valor nutricional da reensilagem de sorgo sem e com aditivo microbiano. Bionorte, 9(S1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/166