Educação em saúde sobre a dengue: um estímulo à conduta cidadã dos escolares

Autores

  • Gabriel Henrique de Moraes Tavares Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Gislene Santos Salgado Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Lavínia Verdade Gonçalves Ramos Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Maria Eduarda Silva Souza Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Samara Geovanda Oliveira Cunha Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil
  • Marcela Teixeira dos Santos Centro Universitário do Norte de Minas, Montes Claros-MG, Brasil

Palavras-chave:

Educar para a Saúde, Cidadania, Aedes aegypti, Prevenção de Doenças

Resumo

Objetivo: relatar a experiência do planejamento, da elaboração e da execução, no que concerne à educação em saúde, no âmbito da atenção primária, acerca da prevenção à dengue. Materiais e Métodos: trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada em cinco etapas, em uma escola pública da cidade de Montes Claros-MG, em maio de 2022, com o auxílio dos acadêmicos do curso de Enfermagem, do primeiro período, de uma instituição da mesma cidade. Na primeira ação, para sensibilizar, foi utilizado um teatro de júri simulado  em que o mosquito foi considerado o réu e os escolares possuíram o papel da promotoria. Posteriormente, para promover o conhecimento, foi utilizado um cartaz do Ministério da Saúde, com suporte de uma exposição dialogada, que abordou o engajamento das crianças no combate à dengue. Na terceira etapa, com o objetivo de fixar o conhecimento, foi encenada uma coreografia, com uma música temática sobre a dengue, a fim de despertar o encorajamento dos infantes. Para avaliar o conhecimento apreendido, foi distribuída uma atividade com o tema ‘’ache o foco da dengue’’. Por último, para o fechamento, foi disponibilizado um folder. Resultado: a dinâmica apresentada às crianças, por ser dotada de especificidades que atraem o foco, foi concluída com sucesso. Além disso, em razão da participação e contribuição das crianças para o êxito da ação, percebeu-se que elas puderam aplicar o conceito de cidadania à prevenção ao vetor da dengue. Sob esse cenário, a Organização Mundial da Saúde defende o elo efetivo entre a educação e a saúde. Conclusão: a ação desenvolvida fomentou o entendimento do papel do enfermeiro com relação à prevenção associada ao ensino em um setor escolar. Os acadêmicos, munidos pela experiência positiva de uma educação em saúde, sentiram-se aptos e preparados para o êxito das próximas atividades.

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

Tavares, G. H. de M. ., Salgado, G. S. ., Ramos, L. V. G. ., Souza, M. E. S. ., Cunha, S. G. O. ., & Santos, M. T. dos . (2023). Educação em saúde sobre a dengue: um estímulo à conduta cidadã dos escolares. Bionorte, 12(Suppl. 1). Recuperado de http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/632